Exposição Customização de Denim

Nas últimas semanas de aulas do primeiro semestre de 2015, os alunos do primeiro nível do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda,
desenvolveram uma exposição no hall de entrada do bloco 2 do IFRS Câmpus Erechim.

Os alunos expuseram peças desenvolvidas na disciplina de Laboratório de Pesquisa e Criação, orientada pela professora Mariele Graff Teixeira, criadas através do conceito de customização. A peça customizada precisava ser em Jeans, conceitual e inspirada em um artista.

Sobre Customização…

O termo surgiu da expressão em inglês “custom made” que significa feito sob medida. Ou seja, é a forma de adaptar um produto às necessidades de cada pessoa. Em tempos de crise e de homogeneização da roupa, é a solução perfeita para economizar e criar um visual exclusivo. Customizar é modificar ou personalizar algo de modo a adequá-lo ao seu gosto ou às suas necessidades. É o processo de transformar uma peça do vestuário, acrescentando características de acordo com seu gosto pessoal ou ao gosto do cliente, criando uma peça única. A customização permite a transformação de roupas antigas, muitas vezes já fora de moda, em peças atualizadas e criativas. Essa modificação pode ser realizada com pequenas alterações ou por completo, criando uma nova peça, ampliando o seu ciclo de vida. Dessa forma a customização além de proporcionar o reuso de uma peça de roupa, que iria para descarte, está ligada a sustentabilidade, a relação dos humanos com meio ambiente e a atitudes anticonsumistas.

Confira as fotos da exposição:
Expo (1) Expo (2) Expo (3) Expo (4) Expo (6) Expo (7) Expo (8) Expo (9) Expo (10) Expo (11)

 
Fotos: João Marcelo Faxina
Texto: Alessandra Incerti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: