Erechim Moda Show 2016

moda | consumo | consciência

img_0304

Aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro o Erechim Moda Show 2016, todos os anos esse grande evento acontece na cidade de Erechim e busca estimular ações de integração de empresários, profissionais, entidades e instituições de ensino para fomentar o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local – Polo Vestuário Norte do Rio Grande do Sul – APL/Polovest. O Erechim Moda Show é uma promoção do Sindicato do Vestuário do Alto Uruguai, IFRS Campus Erechim e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.  Este ano teve como o tema Moda, Consumo e Consciência.

O evento iniciou com a palestra “Tendências e boas práticas dos negócios de moda” com Fabiano Zortéa. Formado em Administração de Empresas (Unisinos, 2007), MBA em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas, 2009), e pós graduação em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP, 2016). É coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas da cadeia produtiva de moda Sebrar/RS. Desenvolve metodologias e planos de capacitação para grupos de empresas. Realiza palestras em feiras e eventos do setor. Há 13 anos atua no Sebrae/RS desenvolvendo atividades de empreendedorismo e gestão para micro e pequenos negócios. Participou das últimas 4 edições da NFR, maior convenção de varejo de moda do mundo, em Nova York.

Entre as paletras do primeiro dia de evento, aconteceu a Apresentação dos trabalhos, com criações dos alunos do sexto nível do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda do IFRS- Campus de Erechim.

A segunda palestra da noite intitulada”Hybridfashion, uma nova filosofia de moda entre fastfashion e o slowfashion” foi conduzida por Renato Cunha. Graduado em Artes Plásticas pela Univeridade Federal do Espírito Santo – UFES, MBA em Gestão Estratégica em Moda pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Começou sua carreira como designer de interiores até ingressar no universo da moda como coordenador de design têxtil de uma grande estamparia no Espírito Santo. Após se mudar para São Paulo investiu na carreira de consultor de moda e estilista prestando assessoria de estilo para diversas marcas do atacado do Brás e Bom Retiro. Em 2014 criou o Stylo Urbano, blog dedicado ao que existe de mais atual e moderno na moda, design, tecnologia e sustentabilidade.

No dia 25 de outubro, segundo dia do evento, a noite começou com a palestra “Tendências, análise e apostas para moda inverno 2017” com Luciana Parisi. Profissional da indústria da moda com 30 anos de experiência em pesquisas de tendências e de comportamento, gestão e desenvolvimento de produtos, e suporte às áreas de marketing e comercial. Comanda seu escritório, Persona Consultoria de Moda, que presta assessoria às indústrias e importadores têxteis. Atua como conferencista no mercado de moda e é palestrante do Senac Moda Informação há mais de 15 anos.

No intervalo das palestras aconteceu o esperado desfile do Concurso Novos Designers da Moda – 3º Edição.

Participaram do desfile final os seguintes criadores:

Chailana Mariussi, do IFRS Campus de Erechim;

Bhianca Machado de Oliveira, da Feevale de Novo Hambugo;

Alexandra Maria Stein Hayashi, da Universidade Tuiuti PR;

Kelen Carvalho Machado, da Unifra de Santa Maria;

Ana Paula Santana Moreira, da Universidade Tuiuti PR

Luana Hartmann, da Universidade Tuiuti do Paraná.

Para encerrar as palestras  do  evento as coordenadoras e representantes do Fashion Revolution Brasil apresentaram a palestra: “Panorama de Práticas Sustentáveis nos Processos Criativos e Produtivos da Moda”. Fernanda Simon e Eloisa Artuso são proprietárias da Agência UN Moda Sustentável, especializada em moda e sustentabilidade que busca soluções a partir de uma visão holística e inovadora, aplicando métodos e conhecimentos visando o desenvolvimento sustentável, através do trabalho consiste em identificar os pontos fracos e propor soluções durante todo o processo de criação, desenvolvimento e produção de marcas e produtos.Começaram a atuar no cenário da moda sustentável em Londres e agora, de volta ao Brasil, oferecem consultoria e assistência para marcas, designers independentes, fornecedores interessados em desenvolver um trabalho que considere qualidade, estilo, justiça sociais e ambientais como itens igualmente importantes para o crescimento de seus negócios, gerando novos valores e mais credibilidade em seus setores de atuação.

Após a palestra foram conhecidos os vencedores do concurso Novos Designers da Moda:

img_0502

3º lugar:  Ana Paula Santana Moreira, da Universidade Tuiuti do Paraná.
Troféu, Certificado de Participação, 1 Livro da Editora GG Brasil sobre Moda Sustentável e uma licença estudante do portal Use Fashion.

img_0505

2º lugar: Luana Hertmann, da Universidade Tuiuti do Paraná.
Troféu, Certificado de Participação, 1 Livro da Editora GG Brasil sobre Moda Sustentável, uma licença do Software Audaces Idea e mais treinamento Ead do software.

img_0514

1º lugar: Chailana Mariussi, da IFRS- Campus de Erechim.
Troféu, Certificado de Participação, 1 Livro da Editora GG Brasil sobre Moda Sustentável, Visita a editora ZH – sede em Porto Alegre – conhecendo a redação do jornal Zero Hora e editoria do caderno Donna. Credencial para o evento Senac Moda Informação Verão 2018 em São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: