Semana Acadêmica de Moda 2017

capa face

Entre os dias 22 e 27 de maio de 2017 foi realizada no Campus Erechim a Semana Acadêmica de Moda.

No primeiro dia de atividades, o Fotógrafo Julian de Freitas iniciou com a palestra Olhar Fotográfico. Julian é fotógrafo profissional da região de Guaporé-RS e ministrante do workshop “Mude seu olhar”, voltado para fotógrafos que querem aprender a enxergar a fotografia de forma diferente.

Após aconteceu uma mesa redonda sobre intercâmbio, recebemos quatro relatos super incentivadores para conhecer outros países. Contamos com o depoimento da professora do Campus Erechim, Marialine Castelli Tognon que fez sua viajem de intercâmbio durante a graduação em Design de Moda pela Universidade de Passo Fundo com extensão universitária na Universidad Autônoma de Aguascalientes  no México, e Mariana Farina Faturi,  psicóloga e também  professora de inglês para crianças, adolescentes e adultos. Mariana contou sua experiência de intercambio quando foi para o Canadá com a intenção de se aprofundar no estudo da língua inglesa.

Duas outras convidadas não conseguiram estar presentes nesta tarde, mas também compartilharam seus depoimentos para os participantes da semana acadêmica de moda através de vídeoconferência. Francys Saleh cursou graduação em Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul com período sanduíche no curso de Design e Marketing de Moda pela Universidade do Minho em Portugal e no vídeo ela conta como foi sua experiencia e ainda deixa algumas dicas sobre intercambio.

E ainda, Letícia Dal Bello que é academica de Design de Moda pela Unochapecó e recentemente fez intercambio na Universidade do Porto, também em Portugal, onde cursou Design de Comunicação e Artes Plásticas por um semestre na Faculdade de Belas Artes. Contou que foi uma oportunidade única durante a faculdade, conheceu 9 outros paises em 5 meses que passou morando lá. Falou sobre o  clima e pessoas legais que conheceu, e ainda, sobre o crescimento profissional e pessoal que essa oportunidade lhe proporcionou.

À noite, Alexsandra Bernardo dos Santos, consultora e Coaching de Imagem pela Ecole Supérieure de Relooking (Paris), falou sobre a valorização da imagem voltada à moda Habillé. Alexandra é graduada em Design de Moda pela Universidade de Passo Fundo, com especialização em Modelagem na UPF e especialista em moda habillé há 22 anos.

No dia 23, a primeira palestrante do dia, Barbara Seibel, Egressa do curso de Design de Moda na instituição e designer de vitrine na Loja Poméia de Erechim, apresentou o Case Pompéia: Visual Merchandisig.

E ainda, na mesma tarde, duas outras convidadas  fecharam a programação do dia falando sobre jóias contemporâneas. Simone Lehnhart, é graduada em Design de Produto pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, especialista em Design, Tecnologia e Processo Criativo pela Faculdade Anglicana de Erechim, mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e docente do Curso de Design da FAE, na oportunidade Simone relatou seu envolvimento com o design de jóias e também sua experiência com a produção de jóias folhadas para a sua marca “Simone Lehnhart” com a utilização de materiais alternativos como chifre e couro bovino.

A também convidada Naiara Rotava falou sobre seu envolvimento com a produção de jóias para sua marca “Nai Design”, que é especializada em produção de jóias folheadas com uso de resíduos de madeira. Naiara é graduada em Design Industrial – Projeto de produto pela FAE, especialista em Arquitetura de Interiores pela UPF – Universidade de Passo Fundo, especialista em Design, Tecnologia e Processo Criativo pela FAE e docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo na URI – Erechim.

No dia 24, a professora do IFRS Campus Erechim Camila Carmona Dias e o Egresso em Design de Moda da instituição Cayan Pietrobelli falaram sobre o “Entrelugar” do gênero fluido na Moda. Na oportunidade Cayan também pode contar um pouco sobre o seu TCC realizado na Instituição juntamente com sua orientadora Camila.

No segundo momento da tarde, Cátia Regina Roy, Gestora da Atividade Atendimento Individual do Sebrae Erechim, apresentou a palestra Insights sobre “Empreender”. Cátia é formada em Administração de Empresas pela UPF,  Pós Graduada em Gestão Empresarial pela URI Frederico Westphalen e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

No planejamento da programação da semana acadêmica, um tarde foi destinada para realização de minicursos de diferentes interesses da área. Durante a tarde de quinta-feira, foram ofertados 6 destes momentos de atividade, e ainda, contamos com mais um minicurso que foi realizado no sábado pela manhã. A seguir, um pouquinho do que foi realizado na tarde do dia 25:

Desconstrução de Moldes ministrado pela professora Natálie Oliveira.

PREZI Apresentação ministrado pelo professor Alexandro Magno dos Santos Adário.

Teares ministrado pela professora Regiane Dalarosa.

Imagem e Produção de Moda ministrado pela produtora de moda Maria Helena Alberti Sendeski juntamente com a professora Marialine Castelli Tognon.

Design Gráfico ministrado pela professora Priscila Gil Wagner juntamente com a Designer Gráfica Alessandra Tonin Incerti.

Maquiagem e Fotografia de Moda (utilização do método Face Chart) ministrado pela professora Gabriele Tolfo juntamente com Luiza Neves.

No dia 26 de maio, recebemos mais uma convidada para palestra, Letícia Moro que atua há 2 anos e meio no Departamento de Marketing da OGOCHI Menswear como responsável pelo setor de comunicação da marca, falou sobre “Vivências e desafios da comunicação de uma marca de moda.”. Letícia é graduada em Comunicação Social pela Unochapecó e Especialista em Inteligência de Mercado pela Uceff Faculdades.

Os cursos das áreas de moda e vestuário do Campus além de desenvolverem semestralmente atividades inerentes ao universo do design também participam de ações internas junto à instituição e ações externas junto à comunidade Erechinense. Neste contexto, a semana acadêmica de moda abriu espaço para premiação de dois concursos que estavam abertos a participação dos discentes. Foram premiados os vencedores dos Concursos para Elaboração do Logotipo para a Semana Acadêmica de Moda e Elaboração de croquis com propostas de uniformes para o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho. As propostas foram elaboradas pelos discentes e posteriormente selecionadas por uma comissão composta por professores e membros da comunidade externa.

As propostas para o Concurso do Logotipo foram avaliadas de acordo com os requisitos: criatividade, estética, originalidade, aplicabilidade, comunicação e representatividade. A proposta vencedora foi da discente Keila Pereira.

Laíza Thiesen foi a criadora da proposta vencedora no Concurso para Elaboração de croquis com propostas de Uniformes para o Banco de Sangue. Neste processo de escolha os avaliadores levaram em conta os requisitos: funcionalidade, aplicabilidade, criatividade e beleza.

Após as premiações o Diretor do campus Erechim, professor Eduardo Angonese Predebon, falou sobre a importância da semana acadêmica e de como as parcerias que os cursos da área de moda fazem com as empresas e entidades da região aperfeiçoam a formação dos discentes.

Finalizando a tarde, os alunos prestigiaram e participaram da primeira Mostra de Talentos realizada pela área de moda, um momento muito especial de descontração e grande interação de todos os envolvidos.

No sábado dia 27 de maio, encerrando a programação da semana acadêmica, Patrícia Couto ministrou a Oficina de Bonecas de Pano estilo Tilda.

Durante todas as tardes da semana, contamos com a exposição de algumas empresas parceiras que se interessaram e disponibilizaram seus produtos para serem divulgados a todos os discentes, docentes, servidores e comunidade externa que teve acesso a estrutura do campus nesses dias.

Destacamos também como ações importantes da semana acadêmica de moda, o recolhimento de 57,5 kg de alimentos não perecíveis que foram destinados para doação no Lar da Criança, entidade que se destina ao atendimentos de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social em Erechim.

20170605_112723
Entrega dos alimentos arrecadados na entidade Lar da Criança, na foto a professora Fernanda Caumo Theisen e a aluna do Design de Moda Micheli Reis.

E ainda, agradecemos imensamente a todos os envolvidos durante a realização das atividades, principalmente aos patrocinadores que proporcionaram a premiação dos concursos e distribuição de brindes durante toda a semana acadêmica de moda do IFRS.

Balas finas Berbau

Docês Alimentos

Editora Blucher

Edmundo Roxo Sefrin

Ervateira Lohmann

Erva mate e Chimarrão Dalbão

Floricultura Cor e Flor

Index jeans

Naiara Rotava

Sandra Sabo

Simone Lehnhart

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: