Entrevista com as discentes que estão em Mobilidade Estudantil em Bragança

Com o intuito de sanar as curiosidades dos demais discentes do IFRS- Erechim sobre mobilidade estudantil entrevistamos as discentes do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda do nosso campus Maiara Onyszko e Sabrine Risson que estão em Mobilidade Estudantil no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.

Dessa forma, segue abaixo as perguntas com as respostas transcritas das discentes.

  1. Qual foi o passo a passo, desde a inscrição aqui no Brasil até a chegada em Portugal?

Primeiro foi feito a inscrição no edital e ao mesmo tempo encaminhado o passaporte. Após o resultado do edital e o passaporte pronto, foi aguardado a carta de aceitação do IPB para poder agendar a entrevista para o visto. Com o visto pronto e os documentos entregues, uma das discentes já reservou um lugar para ficar em Bragança, pela empresa Riskivector. E assim que os visto chegou ela adquiriu a passagem.

  1. Qual foi a impressão que vocês tiveram assim que chegaram?

Ficaram encantadas logo que chegaram com a paisagem e a arquitetura. Sobre Bragança é uma cidade muito tranquila, calma e segura. A cidade não é muito grande então tudo é relativamente perto, pontos de referência são facilmente encontrados. O custo de vida é um pouco elevado, as noites geralmente são muito agitadas e por toda a cidade tem barzinhos e cafés, muita diversidade para todos os gostos culinários e musicais.

  1. O que está sendo mais difícil na adaptação?

No início, foi um pouco complicado a comunicação com os colegas de acomodação pois alguns não falam português, mas depois chegaram os brasileiros e tudo se resolveu. De qualquer forma, sempre que necessário tiveram auxílios da instituição e dos outros estudantes. A saudade é a maior dificuldade segundo Maiara, mas a mesma da força para adquirir o máximo de conhecimento, aproveitar cada momento intensamente para ter muita história para contar no regresso.

  1. Como é a conversão do dinheiro?

Logo quando chegaram abriram suas contas na agência bancária da cidade e para fazer a transferência de dinheiro do Brasil para lá, utilizam o aplicativo Transferwise. Pois ele converte reais em euros e dependendo do valor da transferência não tem taxas e quando têm elas são bem menores do que as de agências bancárias brasileiras.

  1. Quantos reais gastam por mês, com tudo incluso (comida, aluguel, viagens)?

Segundo as discentes o custo de vida é um pouco elevado, mas se equivale em qualidade de segurança, saúde e educação. Os gastos podem variar muito de pessoa para pessoa, em média os gastos de uma delas fica em torno de 300 euros por mês, R$ 1.320 levando em conta a cotação do euro para real hoje (06/06/2018). Esse valor inclui aluguel, luz, água, gás, comida, almoços na cantina, lanches, cafés e pequenas compras, o básico para se manter lá. O valor de viagens não está incluso pois depende de muitos fatores, mas relatam que planejando bem é possível viajar pela Europa por valores muito acessíveis.

  1. Vocês almoçam na cantina da universidade? Quanto custa por refeição?

Almoçam dependendo do cardápio e de seus horários, a cantina funciona de segunda à sábado. Os valores variam conforme o prato que você escolhe, normalmente o prato do dia é o mais em conta, custa 2,30 euros, R$10,00 por refeição. E os outros pratos alternativos tem um custo de 2,85 e 3,20 euros. Os pratos são à base de peixes, carnes, batata, arroz e legumes.

  1. Como é estudar no Instituto Politécnico de Bragança?

Como é um instituto politécnico é bastante voltado para a parte prática dos cursos. O Campus é bem grande, divido por áreas que eles chamam de escolas, cada uma voltada para uma área, como a de humanas, as de engenharias, tecnologia e gestão, saúde e turismo.

Além das aulas, existem muitos projetos desenvolvidos que oportunizam apresentações de trabalhos, exposições e o envolvimento dos alunos internacionais. Uma das discentes, Maiara, participa 3 vezes por semana do vôlei, atividade aberta para todos alunos IPB e também é uma das que permite conhecer muitas pessoas de diversos lugares.

  1. Quais disciplinas estão cursando? Ainda são as mesmas que escolheram antes de partir?

Maiara cursa 4 disciplinas: Educação ambiental, Composição plástica, Psicologia das relações interpessoais e exploração informática. Já Sabrine cursa 5 disciplinas: Composição Plástica, Psicologia das Relações Interpessoais, Arte e Ética, Educação Ambiental e História de Portugal. Ambas discentes trocaram algumas disciplinas, nas primeiras semanas de aula tiveram que organizar o contrato de estudo, conferindo os horários de cada disciplina para que não desse choque de horários, e puderam participar das aulas que tinham escolhido e ver se era realmente o que esperavam e quais iriam cursar.

  1. Como é a rotina de cada uma?

Geralmente elas têm aulas todos os dias, tanto durante as manhãs à tarde e noite, dependendo da disciplina. Nos finais de semana saem com um grupo de amigos. E quando surge alguma oportunidade viajam por perto. Em feriados é possível viajar para outros lugares.

  1. Vocês estão gostando da experiência?

Ambas afirmaram que o intercâmbio é uma experiência única, mudou seus modos de pensar, agir e de ver o mundo. Oportunizou a elas conhecer pessoas de diversas partes do mundo, lugares encantadores, cidades charmosas com arquiteturas impecáveis, amigos especiais, conhecimento sobre várias culturas e nacionalidades. Um crescimento pessoal enorme que contribui muito para a vida profissional também.

O IFRS já disponiblizou para seus alunos diversas vezes editais de Mobilidade Estudantil. O objetivo é complementar a formação acadêmico-profissional, proporcionando o contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais. Acompanhe as notícias do site institucional para saber mais sobre as possibilidades de Mobilidade Estudantil:

https://ifrs.edu.br/erechim/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: