Entrevista com a Psicóloga Fernanda Zatti sobre o atendimento na instituição e o projeto “Planejamento de Carreira e Inserção Profissional”

adult-application-asian-733856

Final de semestre chegando e você se sente esgotado? Com dúvidas em sua escolha profissional? Acalme-se! Pois o IFRS-Erechim dispõe de uma psicóloga para atender os alunos, que ainda é especialista em Orientação Profissional e de Carreira. Realizamos um bate papo com ela onde abordamos sobre como deve ser feito o agendamento, como funciona o atendimento e muito mais! Confira a seguir:

Sobre a Profissional

A psicóloga Fernanda Zatti graduada em Psicologia, especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua no Instituto desde o ano de 2010. Recentemente concluiu sua formação em Orientação Profissional e de Carreira e o mestrado em Psicologia, e atualmente cursa doutorado em Psicologia.

O auxílio psicológico pode ajudar a melhorar a vida e o rendimento do aluno

Fernanda explica que quando ingressam no curso, muitos estudantes estão vivenciando um período de transitoriedade e instabilidade, típicas da juventude. Somado a isso, ao chegarem ao novo curso deparam-se com outra esfera de transição, que envolve mudanças nos âmbitos acadêmico, familiar, social, pessoal e vocacional.

O atendimento psicológico pode auxiliar no enfrentamento de dificuldades emocionais que refletem na vida acadêmica e pessoal, contribuindo com a facilitação de processos de adaptação, melhorias no aproveitamento acadêmico e na qualidade de vida estudante.

Quando o aluno deve procurar ajuda?

É importante que o estudante busque a avaliação de um profissional quando perceber que determinados sintomas estejam interferindo em seu dia a dia. Esses sintomas envolvem, por exemplo, tristeza constante e intensa, distração excessiva, ansiedade, pensamentos repetitivos, angústias, medos e fobias. Também é importante procurar um profissional quando houver a necessidade de desenvolver habilidades sociais, dificuldades de adaptação, problemas familiares, problemas de relacionamento, perdas, dificuldades para aprender, ou outras situações que estejam causando sofrimento.

É preciso salientar que sua atuação no IF é no âmbito da Psicologia Escolar e Educacional, então os atendimentos possuem natureza de orientação e acolhimento, sendo mais breves e pontuais, e não caracterizam um atendimento clínico. A partir dos atendimentos realizados, poderá haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede de atendimento do município.

Além do que já foi citado, o estudante que desejar pode buscar atendimento de Orientação Profissional e de Carreira, que ocorre nas seguintes modalidades: Orientação Profissional para Escolha: para estudantes do que estão em processo de escolha profissional de curso, por exemplo, estudantes de cursos técnicos que desejam escolher um curso superior; Orientação para a Reescolha: oferecida a estudantes de cursos técnicos ou superiores que estão em dúvida quanto à continuidade ou não de sua formação no curso escolhido; Planejamento de Carreira: voltado a estudantes em processo de inserção no mercado de trabalho que buscam auxílio para um planejamento dos próximos passos após a conclusão do curso.

Para o agendamento de horário

Para agendar um horário o estudante pode ir até a Coordenação de Assistência Estudantil, ou ainda marcar via telefone (54) 3321 7522 ou e-mail fernanda.zatti@erechim.ifrs.edu.br. Há possibilidade de atendimento pela manhã, tarde ou noite, dependendo do dia da semana.

Atendimentos

Os atendimentos são realizados na sala de atendimentos da Coordenação de Assistência Estudantil, localizada no Bloco I.

Sobre o Projeto “Planejamento de Carreira e Inserção Profissional”

Está em andamento o projeto de ensino “Planejamento de Carreira e Inserção Profissional”, por meio do qual recentemente foram realizadas Oficinas de Planejamento de Carreira, que tiveram como objetivos a instrumentalização para a busca de emprego ou estágio e a construção do planejamento da carreira individual. Os encontros abordaram temas como desenvolvimento de carreira e trajetória acadêmica, autoconhecimento, exploração do mercado de trabalho, inserção profissional e estratégias e ferramentas para a construção do planejamento de carreira.

Esses temas também serão abordados em outras atividades que ocorrerão ao longo deste ano, de forma mais breve e em horários alternados que buscarão proporcionar a participação de estudantes que talvez não tenham conseguido participar dessa edição das oficinas, ou que tenham interesse em temas mais específicos.

Quem desejar mais informações sobre o projeto pode entrar em contato pelo e-mail projetos.carreiras@erechim.ifrs.edu.br

Agradecemos a Psicóloga Fernanda por participar desse bate papo e nos passar todas as informações necessárias. E para você aluno que precisa de ajuda, procure-a porque estará em ótimas mãos.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: