Na noite de ontem, 08 de agosto, os alunos do 4° semestre do CST em Design de Moda participaram da realização da oficina de ilustração tátil. Os alunos receberam essa oficina como prêmio pela maior arrecadação de alimentos durante a Semana Acadêmica de Moda.
A oficina foi ministrada pela Profa. Dra. Andréia Mesacasa e teve parceria com o Projeto de Extensão Promoção de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência no IFRS Campus Erechim e a ADEVE (Associação dos Deficientes Visuais de Erechim).
As ilustrações táteis consistem em imagens texturizadas associadas a diferentes materiais de apoio, tais como livros, revistas e cartilhas. Com o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica e sensorial aos portadores de deficiências visuais, a oficina de Ilustração Tátil busca capacitar os discentes do CST em Design de Moda do IFRS, a fim de que estes possam aplicar superfícies táteis em conteúdos visuais figurativos e pictóricos, tais como livros infantis.
Durante a oficina, foram ilustrados seis livros infantis, transformando-os em táteis. Os discentes utilizaram aviamentos, papéis, tecidos e demais materiais. Os livros serão traduzidos para a linguagem braile e disponibilizados no acervo da ADEVE.
Durante a oficina a professora Andréia explicou que a utilização de ilustrações táteis por pessoas com deficiência visual possibilita a este público o acesso a imagens ilustrativas, pedagógicas e artísticas. Desse modo, ampliam a percepção espacial e criativa e facilitam o processo de compreensão de imagens. Além disso, as ilustrações táteis são instrumentos que oferecem novas vivências e experiências à pessoa com deficiência visual e contribuem para o processo de inclusão social e educacional.
Parabenizamos a turma e a professora pela escolha da oficina, que beneficiou os discentes que aprenderam uma nova técnica e beneficiará as crianças cegas, dando a elas o poder de sentir e sonhar através dessas histórias.
Texto: Letícia Debastiani Frana
Deixe um comentário