O Mundo da Moda e Suas Profissões: Área da Produção de Moda e Stylist

Para dar continuidade a série de postagens “O Mundo da Moda e Suas Profissões” entrevistamos na área de Produção de Moda a produtora de moda e também stylist Maria Sendeski.

camera-contemporary-flash-134469Sobre a Profissional

Maria Sendeski tem 27 anos, é formada em Design de Moda  e Pós Graduada em Modelagem, ambas pela UPF.

Carreira

Maria é produtora de moda e stylist há 4 anos. Começou como assistente de outra produtora de moda ainda quando estava na faculdade, depois de formada escolheu continuar nessa profissão.

Além disso ela trabalhou durante muitos anos com o varejo, o que ela relata ter sido muito importante, pois ela conseguiu ter o contato com o público final, e assim ver o que mais instiga o cliente na hora que recebe um catálogo pronto.

Dificuldades na Profissão

Para a produtora, a maior dificuldade na hora de entrar no mercado é ser “aceito” por fotógrafos e agências, normalmente as equipes já estão “fechadas” então a partir do momento em que uma porta se abre é preciso fazer de tudo para não se fechar.

Valorização da Profissão

Existem dois extremos segundo ela, porque algumas marcas dão muito valor para o produtor, já outras acham que é um trabalho que qualquer um pode fazer.

Salário

Sobre o salário, deixa claro que é muito relativo, porque não existe um valor específico. Cada produtor tem uma forma de cobrar pelo trabalho, que pode ser por diária, por horas ou por look específico, sendo valor de lookbook e conceito, fotos externas ou em estúdio, etc. De acordo com a cartela de clientes esse valor aumenta ou diminui, dependendo a época do ano. Visto que o mercado de moda é bastante sazonal, e em sua maioria, as marcas fotografam as campanhas no mesmo período, o profissional de produção de moda alterna períodos de muita atividade e pouca atividade. Em seus períodos de mais calma Maria costuma trabalhar com publicidade.

O que mais encanta na Moda

A profissional diz que muitas coisas lhe atraem em sua profissão, é estar sempre em contato com pessoas diferentes, conhecer vários lugares e ter uma vida totalmente sem rotina, nunca saber ao certo onde vai estar na próxima semana, pode ser que tenha campanha em Florianópolis ou em São Paulo.

Maria, o que você diria para as pessoas que pensam em seguir essa mesma profissão?

Não desista! Se é isso que você gosta e esse é o teu sonho corre atrás, faz contato com outras produtoras e se oferece para ser assistente, se tiver a oportunidade de entrar em um SET dê o máximo de si, você vai ter muitas pessoas te observando, fotógrafo, modelos, maquiador, e ali podem pintar muitas outras oportunidades. O trabalho é muito cansativo, temos dias intermináveis mas a recompensa é receber o material pronto e o feedback positivo do cliente.

Agradecemos a Produtora de Moda Maria Sendeski por participar dessa entrevista e nos contar sobre sua jornada e o mundo da produção.

Para quem quiser contatá-la, deixamos aqui alguns meios:

Instagram: @mariasendeski
E-mail: contato@mariasendeski.com.br

Texto: Letícia Debastiani Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: