O Mundo da Moda e Suas Profissões: Técnico de Laboratório Vestuário

Para dar continuidade a série de postagens “O Mundo da Moda e Suas Profissões” entrevistamos duas designers que trabalham aqui no nosso campus, as técnicas dos laboratórios de moda e vestuário Alessandra Tonin Incerti e Jéssica Petrykoski.

Sobre as Profissionais

Alessandra Tonin Incerti é Especialista em Design, Tecnologia e Processo Criativo pela Faculdade Anglicana de Erechim (2015). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Curso Técnico em Vestuário pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente está cursando CST em Design de Moda pelo IFRS – Campus Erechim.

Jéssica Petrykoski é Especialista em Design, Tecnologia e Processo Criativo pela Faculdade Anglicana de Erechim (2015). Possui graduação em Design de Moda pela Universidade de Passo Fundo (2011) e Curso Técnico em Vestuário pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Carreiras

As duas entrevistadas cursaram junto o Técnico em vestuário em 2010 e 2011 no IFRS, e assim ficaram sabendo do concurso para trabalhar no mesmo. Jéssica exerce a função de Técnica de Laboratório da área de Vestuário, desde janeiro de 2013, e Alessandra começou em agosto do mesmo ano.

Jéssica também contou que durante a faculdade e antes de passar no concurso, trabalhou na área de criação de uma confecção de cama, mesa e banho, onde utilizou seus conhecimentos de designer.

Dificuldades na Profissão

Para elas, a maior dificuldade é executar todas as tarefas com excelência, pois as vezes as tarefas se sobrepõem e os prazos são curtos. Tendo em vista que a área de moda do IFRS Erechim possui 8 laboratórios, e além de gerenciar os equipamentos deles, elas auxiliam na preparação de diversas disciplinas práticas, participam da maior parte dos projetos da área de moda e também de comissões internas do IFRS Erechim.

Valorização da Profissão

Elas afirmam que dentro do IFRS e principalmente na área de moda, se sentem acolhidas a participar de ações e a expressarem suas opiniões. Afinal, participam da maior parte dos projetos da área ativamente e possuem autonomia quanto aos laboratórios.

O que mais encanta na profissão

Para Jéssica, o que mais lhe atrai é a possibilidade de trabalhar com várias áreas ao mesmo tempo auxiliando desde a preparação das aulas práticas, até a organização do desfile de final de semestre. Já Alessandra acrescenta que é um trabalho dinâmico, onde há atividades novas sempre, novos projetos ou novos cursos, possibilitando muito aprendizado e crescimento, sempre.

O que fazem as técnicas dos laboratórios de moda?

As atribuições dos técnicos de laboratório são: executar trabalhos relacionados com a área de atuação e assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Algumas das atividades típicas do cargo são:

·Preparar equipamentos e material de consumo em geral para serem utilizados em aulas experimentais e práticas.

·Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios.

.Proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios.

·Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados.

·Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo.

·Utilizar recursos de informática.

Além de executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

20171120_212544

Agradecemos as Técnicas Alessandra e Jéssica por participarem dessa entrevista e nos contarem sobre seu trabalho e profissão. E também parabenizà-las pelo ótimo trabalho que desenvolvem em nossa instituição.

Texto: Letícia Debastiani Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: