Erechim Moda Show 2018

Entre os dias 12 e 13 de novembro, no Polo de Cultura de Erechim, ocorreu a 7° Edição do Erechim Moda Show, evento realizado pelo Sindivest, APL PolovestAU, IFRS – Campus Erechim, Prefeitura de Erechim, Sebrae e Senac de Erechim.
Com o patrocínio do Sicredi Norte RS/SC e da Silmac, contando com o apoio de diversas entidades.

O evento é realizado com objetivo de fomentar o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local Têxtil e Vestuário do Alto Uruguai Gaúcho – APL POLOVEST. Focado em tecnologia, inovação e negócios o ERECHIM MODA SHOW 2018 busca ampliar o conhecimento sobre o tema da moda.

A primeira palestra desta Edição, foi com o palestrante Fernando Moebus que falou sobre “Indústria e Varejo de Moda para um Mundo 4.0”. O mesmo trouxe a história, desde a primeira Revolução Industrial, passos para chegar na Indústria 4.0, formas de utilizar a tecnologia no Processo Produtivo dessa indústria, sustentabilidade, virtualização, customização e conectividade.

20181112_200458 (2)

Na sequência, a Comunicadora Juju Massena, trouxe a palestra sobre Moda e Comportamento: A Comunicação e a Influência Digital. Ela falou sobre a história de grandes influenciadores da moda, como Coco Chanel e Marlin Monroe. E sobre importância da escolha do influencer certo pela marca.

20181112_204424 (2)

E para encerrar o primeiro dia, a última palestra foi com Luciano Vital, que abordou “As 5 Estratégias para aumentar seus Resultados”. Luciano entusiasmou a platéia com dicas e conselhos para quem quer investir e ter sucesso no mundo do trabalho.

20181112_213507

Em paralelo ao evento, estavam acontecendo muitos outros eventos, como a própria FRINAPE, Oficinas do Senac e a Rodada de Negócios.

Dando início ao segundo dia, para conectar a Indústria e o Varejo de Moda do RS, o Mediador Fabiano Zortéa que é Coordenador Estadual dos Projetos de Moda do SEBRAE, apresentou o Painél  “Conectando a Indústria e o Varejo do RS”,  que teve com o Convidado Especial, Paulo Roberto Diehl Kruse, Presidente do Sindilojas Porto Alegre. Também participaram debatedores locais representantes do SindivestAU e do Sindilojas Alto Uruguai.

IMG_1087

Após, os acadêmicos do sexto semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do IFRS-Erechim apresentaram em um desfile suas peças conceituais da coleção “Contrastes e Rearranjos”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Para finalizar a noite, o momento mais esperado de todo Evento, a palestra com o Consultor de Moda Arlindo Grund, “Como Usar a Moda a Seu favor: seja você quem cria, quem vende ou quem usa moda”.

Arlindo falou sobre o diferencial, sobre como se expressar para o mundo, que para ele a vitrine ainda é um dos principais cartões de visitas de uma loja e que as vendedoras devem ser consultoras, falar a verdade e auxiliar a cliente que vai sair satisfeita e criar uma relação com a loja.

Além disso, trouxe as principais tendências das semanas de moda para o Verão e Inverno. Algumas delas são: listras, franjas, cintura marcada, mistura de cores, bermuda ciclista, sem gênero e tendências atemporais como o tênis couture e chunky sneakers.

Para ajudar na compreensão, ele também trouxe looks mostrando como usar essas tendências dentro de cada estilo. Pois como Arlindo disse, tudo deve ser usado com bom senso e informação, a imagem faz a diferença e a moda é uma linguagem, através do nosso look passamos uma mensagem.

Por fim, deixo aqui algumas das principais frases/ensinamentos dados por Arlindo Grund durante a palestra.

“Ao repetir uma roupa, você mostra sua consciência sustentável e sua criatividade ao criar novas combinações”.

“Elegância é estar confortável, usando o que você se identifica e no tamanho certo”.

“Moda é o reflexo da sociedade, tendência o que determinados grupos estão usando no momento”.

“Moda Sem gênero, não tem haver com sexualidade e sim com roupas feitas para pessoas”.

“ Sobre a Influência das novelas, devemos saber distinguir que é uma personagem que está usando e que na vida real nem sempre a atriz usaria. Devemos aproveitar o que é bom e tem haver com a imagem que queremos passar”.

IMG_1695

Parabenizamos á organização do Evento e agradecemos aos palestrantes por todo o conhecimento compartilhado, com certeza foram noites muito válidas, tanto para lojistas, estudantes, quanto para o público que gosta de moda e negócios.

Texto: Letícia Debastiani Frana

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: