6 Dicas para Começar o Ano Letivo

blur book girl hands
Foto por Leah Kelley em Pexels.com

A volta às aulas é uma excelente oportunidade para avaliar aspectos que podem ser aprimorados para extrair o máximo das experiências acadêmicas e aproveitar mais o curso, visando uma formação profissional com a melhor qualidade possível. Quanto mais você for protagonista de sua vida estudantil e souber gerenciá-la, mais aprenderá e desenvolverá habilidades. Pensando nisso, preparamos algumas dicas:

1. Organize-se

A organização é fundamental para estudantes de cursos técnicos e superiores, pois a formação profissional exige muito mais autonomia e responsabilidade que etapas anteriores da formação, como, por exemplo, o Ensino Médio. Além disso, há muitos estudantes que precisam conciliar os estudos com o trabalho ou outras demandas familiares e pessoais, o que torna necessária a otimização do tempo, aproveitando-o da melhor forma possível. Assim, inserir as atividades acadêmicas no planejamento e na organização da rotina é essencial tanto para quem está ingressando no curso, como para quem já está em fases mais avançadas.

Uma sugestão muito simples, porém relevante, é anotar todos os compromissos e datas importantes em uma agenda. Dessa forma, os registros ficam concentrados em um único local, pois o hábito de anotar em materiais diferentes pode dificultar a localização das informações. Quem não gosta de utilizar agenda convencional pode contar com inúmeras ferramentas e aplicativos online.

No início do semestre, é também fundamental verificar as datas importantes, consultando o calendário acadêmico e observando com cuidado os prazos e atividades propostas nos planos de ensino de cada disciplina. Isso possibilitará uma visão geral das atividades do semestre e facilitará a organização em relação às tarefas e prazos.

2. Crie uma rotina de estudos

Para dar conta das atividades acadêmicas conciliando-as com outras esferas da vida, é importante que desde o início do semestre o estudante estabeleça uma rotina de estudos, destinando um período específico para as tarefas do curso. É claro que esse período varia conforme a realidade pessoal e a disponibilidade de tempo de cada um.

O importante é que o estudo se torne um hábito, e não ocorra somente nas vésperas das provas, até porque o estudante de um curso técnico ou superior está ancorando sua formação nos conhecimentos que está construindo, de modo que o aprendizado não se restringe a uma avaliação, mas é fundamental para o seu futuro profissional.

Mesmo que no início pareça difícil, procure iniciar sua rotina de estudos desde os primeiros dias letivos. Isso evitará o acúmulo de conteúdos ou de tarefas e fará com que você consiga aprofundar mais os temas estudados e tenha tempo para buscar ajuda caso surja alguma dificuldade. Para quem está começando o curso agora, isso se torna ainda mais importante, pois se no Ensino Médio já não era fácil dar conta de conteúdos acumulados, numa formação técnica ou superior, em que a complexidade e as exigências são maiores, isso poderá ocasionar dificuldades ainda mais expressivas.

3. Aproveite ao máximo as aulas

Em relação às aulas, é fundamental aproveitá-las ao máximo desde o primeiro dia: manter a atenção concentrada, realizar as atividades solicitadas, ler os materiais sugeridos, e explicitar o nível de compreensão durante as explicações, fazendo perguntas e esclarecendo as dúvidas que surgirem.

Uma sugestão para melhorar ainda mais o aproveitamento das aulas é antecipar-se às explicações, realizando leituras prévias ou buscando saber, mesmo que em linhas gerais, os assuntos a serem tratados. Isso facilitará a distribuição da atenção e possibilitará o aprofundamento dos conteúdos e esclarecimento de dúvidas.

Além disso, o plano de ensino contém informações que são muito relevantes para acompanhar a disciplina, por isso é importante estar atento ao seu conteúdo durante todo o semestre. O plano de ensino também possibilita conhecer os conteúdos que serão abordados e como se relacionam entre si.

4. Não procrastine

Com tantas distrações disponíveis nos dias atuais (principalmente redes sociais), resistir à procrastinação torna-se cada vez mais difícil. No momento pode ser mais prazeroso adiar uma tarefa acadêmica, mas é preciso ter em mente que deixá-la para a última hora pode prejudicar muito os seus resultados, além de gerar ansiedade pelo receio de não concluir a atividade a tempo. Procure estabelecer prazos e se esforce para cumpri-los, mantendo a concentração e evitando distrações. Mantenha o foco e não se esqueça dos motivos pelos quais você está investindo em uma formação profissional.

5. Conheça o campus e usufrua de todas as oportunidades oferecidas

Independente da fase do curso é primordial que o estudante conheça as normativas institucionais. O campus possui um documento chamado “Organização Didática” que dispõe sobre as normas e procedimentos acadêmicos que norteiam assuntos diretamente relacionados à vida estudantil, tais como regime de frequência, avaliação da aprendizagem, normas para trabalhos de conclusão de curso, estágios, dentre muitos outros temas que envolvem a organização acadêmica e curricular dos cursos. Portanto, é fundamental que o estudante se aproprie dessas regulamentações e, quando necessário, procure orientações junto aos coordenadores ou setores responsáveis para que possa gerenciar sua vida acadêmica considerando os parâmetros institucionais.

É importante também contar com os mecanismos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de que o campus dispõe, tais como horários de atendimento extraclasse com os docentes e atendimentos de monitores, os quais são uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e sanar dificuldades referentes a conteúdos específicos. A criação de grupos de estudo também é uma ótima possibilidade pensando em aprendizado e cooperação. Em caso de dificuldades, você também pode conversar com o coordenador do curso ou procurar a Coordenação de Assistência Estudantil.

Procure conhecer e explorar todas as possibilidades disponíveis na instituição. Acompanhe o site institucional e as páginas do campus nas redes sociais para ficar sabendo de oportunidades e notícias referentes ao seu curso.

7. Cuide de sua saúde

Os cuidados com a saúde e o equilíbrio entre a vida acadêmica e social são fundamentais e jamais devem ser deixados de lado, mesmo em meio à correria do semestre. A prática de exercícios físicos, o hábito de se alimentar bem e dormir o tempo necessário contribuirão para que você lide melhor com as exigências da formação. Além da saúde física, a saúde mental também é fundamental, assim, quando perceber que dificuldades nesse domínio estejam interferindo em seu dia a dia, é importante procurar ajuda de um profissional.

Nunca esqueça que a qualidade de vida é uma condição para a realização pessoal e para que possamos buscar a consecução dos nossos objetivos.

6. Planeje sua carreira

A formação profissional traz consigo muitas exigências, abdicações e demanda um investimento pessoal bastante alto. Por isso, é preciso que essa experiência tenha um sentido, ou seja, é fundamental que esteja claro o que se busca com a formação e quais são os objetivos a ela relacionados. Ao ter consciência disso e pensar no seu planejamento da carreira, será mais fácil lidar com as dificuldades e demandas que surgirem na trajetória acadêmica. Ao mesmo tempo, o planejamento de carreira servirá como um norte para que durante a formação você aproveite as experiências e desenvolva habilidades que conduzam ao alcance dos seus objetivos profissionais.

Texto: Fernanda Zatti

A psicóloga Fernanda Zatti graduada em Psicologia, especialista em Psicopedagogia e em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua no Instituto desde o ano de 2010. Recentemente concluiu sua formação em Orientação Profissional e de Carreira e o mestrado em Psicologia, e atualmente cursa doutorado em Psicologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: