Exposição da Oficina de Produção de Moda realizada em Parceria com o SESC

produção fotos

Estão expostas pelo campus, as fotos da Oficina de Produção de Moda realizada entre os dias 09 a 23 de abril, em parceria com o Projeto Maturidade Ativa do SESC. A oficina aconteceu com intuito de homenagear as mães do projeto e fazer com que os alunos da área de moda, praticassem e aprendessem mais sobre o universo da produção de moda. A oficina também fez parte do Projeto Fashion Revolution, e, além de fazer as fotos das mães, as orientou na combinação de peças para que minimizassem o consumo. Mais de 20 alunos participaram, fazendo toda produção de cenário, maquiagem, roupa, cabelo e fotos das mais de 16 mulheres participantes.

capa mãe

Acompanhe abaixo a entrevista com uma das mulheres que participou da oficina, a Senhora Lucia Piran Canelo.

Letícia: Como foi para você participar da Oficina?

Lucia: Participar da oficina foi uma experiência incrível, tenho 76 anos e nunca tinha feito algo tão incrível.


Letícia: O que você sentiu ao ver os alunos maquiando e produzindo vocês?

Lucia: Ao ver os alunos me maquiando, me senti jovem, de autoestima elevada, me senti linda!


Letícia: Você participaria novamente de alguma atividade realizada pelo Instituto Federal?

Lucia: Com certeza participaria novamente, foi maravilhoso, me senti o centro das atenções, me senti uma garotinha, que bom ter vivido esta experiência, só tenho a agradecer a oportunidade! Vocês fizeram com que me sentisse importante e linda! Gratidão por este momento!

Além de entrevistar a dona Lucia, também foi realizado um bate papo com dois alunos que trabalharam durante a oficina. Acompanhe na sequência a fala dos alunos: Amanda Talawitz e Carlos Alan de Souza.

Letícia: Amanda, como foi para você participar da ação?

Amanda: Olha, pra mim, uma futura produtora de moda, a experiência foi muito enriquecedora. Foi enriquecedora pelo fato de eu poder atuar em diversas áreas, como por exemplo, eu fiz maquiagem, fotografia, ajudei com os looks, montei cenário, resumindo eu fiz de tudo um pouco e hoje em dia, principalmente na área da moda, estão procurando profissionais que saibam um pouco de tudo. Ainda, também acho que a ação foi enriquecedora por que eu tenho dificuldade em me relacionar com pessoas estranhas, mas o trabalho de produção é muito íntimo, você tem que chegar a centímetros do rosto de outra pessoa, muitas vezes tem que ajudar o modelo a se vestir e se não superar a vergonha de falar com a galera o trabalho não flui, eu acredito que precise de muita comunicação e pessoas que se sintam seguras para o trabalho sair bom.

Letícia: Você considera importante ações como essa?

Amanda: Eu acho que essas ações são importantes porque ajudam os alunos a se prepararem para o mundo profissional, como disse na resposta anterior, mas também acho essas ações importantes pensando no lado de quem vai receber essa ação, nossas ” clientes ” no caso (risos). Pegamos um grupo de mulheres que não tiravam um dia para serem “paparicadas” fazia tempo, e ver elas entrando naquela sala com vergonha de tirar foto, ou de serem maquiadas e depois saírem de lá se sentindo “as fodonas” é muito bom. E ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo uma atividade acadêmica para o IF, também estávamos conversando com pessoas da comunidade, que moram aqui, que não conheciam o trabalho do IF, outras que saíram dali querendo se matricular em um curso, por isso acho que essas ações enriquecem os alunos além da questão profissional.

O discente Carlos Alan, foi quem fez a edição das fotos tiradas durante a oficina.

Letícia: Alan, Como foi para você editar as fotos da oficina?

Carlos Alan: Eu me senti muito feliz por estar editando fotos de um projeto como esse que ajuda aumentar a autoestima dessas mães de maneira linda, realçando a beleza delas nas fotos.

Letícia: Você considera importante ações como essa?

Carlos Alan: Considero esse tipo de projeto importante para incluir a comunidade externa nas atividades do IF.

Gostaríamos de agradecer a todos os alunos e servidoras que participaram da Oficina, as mulheres do Projeto Maturidade Ativa, ao SESC pela parceria e aos entrevistados: Lucia Piran Canelo, Amanda Talawitz e Carlos Alan de Souza.

Confira mais fotos no facebook e instagram do IFRS Fashion Class.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: