Primeira noite da Semana Acadêmica da Área de Moda e Vestuário 2019!

foto capa

A abertura da Semana Acadêmica da Área de Moda e Vestuário 2019 foi realizada ontem, dia 21/05. Na primeira noite do evento, os presentes puderam acompanhar as palestras: O Empreendedorismo na Moda do SEBRAE/RS e Comportamento do consumidor de moda feminina: estudo com consumidoras em Erechim-RS das Docentes do IFRS-Erechim Angelita Freitas da Silva e Silvana Saionara Gollo.

Após a abertura, os servidores do SEBRAE/RS Gladistom Deliberali, Alana Maria de Cezaro e Tania Inês Gehlen conduziram a palestra sobre “O Empreendedorismo na Moda”.

Na mesma, explanaram como começar a empreender, como formalizar uma empresa, como ser um Micro Empreendedor Individual, como registrar marca e empresa, a situação do novo mercado, a influência da internet e a forma de posicionamento no mercado. A importância de definir um propósito antes de dar o primeiro passo, inovar, entender a necessidade do seu público e ter comprometimento, responsabilidade, proatividade para aí sim começar.

Também falaram sobre os recursos de pesquisa no mercado, como o Google Adwords, trends, suggest, facebook insights. Explicaram a forma de planejamento de negócio Canvas, que você pode visualizar o modelo, e a viabilidade de ter a empresa. E sobre a situação da nossa região que tem como principal produto de venda na indústria e no varejo a moda feminina que sofre com o gargalo da indústria oferecer apenas duas coleções ao ano, enquanto o varejo precisa estar atualizado em tempo real. E que as principais formas de exposição e venda do varejo ainda são os showrooms, representantes e feiras.

Deixaram ainda muitas dicas:

Livros: O Poder do Subconsciente; O Segredo da Mente Milionária, O Poder sem Limites e o Milagre da Manhã.

Site do Micro Empreendedor: https://www.portalmeiempreendedor.org/registro?ref=google&gclid=CjwKCAjw5pPnBRBJEiwAULZKviG5hdF6PEy7kZu0gdNO8wkKIFKI3sbfwLxPd69LLGCw23EhSnM9RBoCOpcQAvD_BwE

Site do SEBRAE, onde tem várias ideias de negócios, inclusive específicos na área da moda: https://sebraers.com.br/

A segunda Palestra da noite foi ministrada pelas docentes: Angelita Freitas da Silva e Silvana Saionara Gollo que atuam no nosso Campus. Elas trouxeram duas pesquisas que envolvem o Comportamento do consumidor de moda feminina: estudo com consumidoras em Erechim-RS e Marketing mix, onde desde 2013 elas aplicam questionários através do Google docs e formulário impresso e avaliam o que as consumidoras procuram e consideram na hora da compra, caracterizam o perfil de compra, hábitos, frequência, o que as pessoas consideram moda, como está o marketing mix do nosso comércio de Erechim.

Segundo elas, as consumidoras tem um nível de satisfação menor do que consideram importante. O marketing deve ser mais desenvolvido nas empresas locais, assim como a acessibilidade deve ser melhorada. Também explicaram que os dados variam de acordo com as mudanças que acontecem. O consumidor muda sua forma de pensar pelas questões que o influenciam, culturais, sociais e pela dedicação das empresas em querer satisfazer eles.

montagemTexto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: