Veja como foi o segundo dia da Semana Acadêmica da Área de Moda e Vestuário!

2dia

O segundo dia da Semana Acadêmica teve seu início no começo da tarde de quarta-feira com a palestra “O Que É Consultoria de Estilo?” E foi conduzida pela docente e também consultora de imagem e estilo Marialine Castelli Tognon. Ela apresentou o que é consultoria, como trabalhar nessa profissão, as principais características que o consultor deve ter, como empatia, tolerância e criar uma ligação com o cliente, para ter a confiança e sugerir as mudanças sem impor. Saber respeitar o gosto do cliente é fundamental, assim como mostrar que nada é proibido, tem peças que valorizam mais e outras menos, é trabalhado junto com a pessoa o que ela prefere que apareça e disfarçado o que a incomoda.

Marialine também falou das etapas e como conduz a consultoria, sendo o primeiro passo o encontro com o cliente, após é realizado a investigação e análises e por fim criado o manual de estilo. A importância do contato inicial que geralmente ocorre por: site, e-mail, whatsapp, redes sociais, além disso deu a dica de não passar valores por redes sociais e sim pessoalmente, para a pessoa entender o valor do seu trabalho.

Por fim, relatou como desenvolve a análise de tipo físico, na qual ela identifica o peso visual e utiliza poleiro de plástico ou antena de TV e barbante para realizar a análise. E a análise de coloração pessoal que encontra as cores que mais valorizam a pessoa, as que mais condizem com a imagem que ela quer passar. Tudo isso é acrescentado no manual do cliente, além das peças essenciais que ele precisa ter, a última etapa da consultoria é a criação do lookbook com as fotos dos looks para a cliente ter as combinações e facilidade no seu dia a dia.

Após, a discente Cleici Reolon do 5° Semestre do Design de Moda apresentou seu artigo sobre o “Lenço Gaúcho: a origem de suas cores e nós a partir dos livros de Paixão Cortês (1979) e Campus Abreu (2015). Mostrando que podemos realizar diversas pesquisas dentro da moda, além do que é estudado em sala. A mesma teve como orientadora a docente Natálie Oliveira.

Na sequência, Camila Valério ministrou a palestra: Moda Festa: desafios do mercado atual. Falando sobre suas empresas: Cia Tex e Santa Luxúria Moda Festa que ficam em Passo Fundo-RS. Camila contou a história de sua família e toda sua evolução e construção no mercado da moda. Ela também trouxe alguns tecidos para os presentes verem e amostras de materiais.

Dando continuidade ao evento, a discente do 5° Semestre do Design de Moda Letícia Debastiani Frana apresentou seu artigo sobre “A Relação entre moda e comunicação por meio do projeto IFRS Fashion”. Desenvolvido a partir de sua vivência como bolsista do projeto e com a orientação da docente Priscila Gil Wagner e das Técnicas Alessandra Incerti e Jéssica Petrykoski.

Na parte da noite, aconteceu a palestra sobre Design Thinking: gestão na prática com Camila Tietz do SEBRAE/RS. Onde a ministrante falou sobre a aplicação e o impacto do design thinking, estudo de caso e contextualizou fundamentos e ferramentas do mesmo.

E na sequência a mesma ministrou o Workshop sobre Design Thinking, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre as vantagens de usar a ferramenta para o desenvolvimento de produtos e serviços,conscientizar sobre a aplicabilidade dos principais fundamentos do design thinking, com foco no usuário e na visão holística dos negócios, através de um embasamento conceitual e da vivência prática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: