
Exposta na entrada do Bloco 1, a atividade foi inspirada no Livro: “O Africano que Existe em Nós, Brasileiros” e mostra um pouco da herança dos trajes africanos na moda brasileira. Os looks expostos foram produzidos pelos alunos do 3° semestre do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, durante a disciplina de História da Moda 3, ministrada pela professora Priscila Gil Wagner.
Algumas das principais heranças trazidas pelos africanos presentes na moda brasileira são corpete, blusa curta e solta, batas, xales, sobretudo, saias compridas, túnicas e turbantes. Os africanos também usavam muitas estampas como florais, xadrezes, tudo bastante colorido. As jóias como os brincos de argola, colares, amuletos, e miçangas, também foram trazidos para o Brasil junto com o povo africano. Os tecidos como o algodão, lese, linho e rendas, são tradicionais desse povo.
Hoje podemos observar na sociedade muitas heranças africanas dentro e fora da moda, mas nesta área específica temos as estampas, tecidos, adornos, formas e indumentárias que tiveram grande inspiração na cultura afro, como a das baianas, dos vaqueiros nordestinos, e dos orixás de matrizes africanas.
Vá até o Bloco 1 e confira!
Deixe um comentário