Curiosidades da História da Moda Brasileira: Imprensa de Moda

A Série: Curiosidades da História da Moda Brasileira foi construída tendo como referência o livro: “História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências” dos autores: Luís André do Prado e João Braga. Esta série foi uma ideia do aluno Carlos Alan Gouveia e tem como objetivo divulgar fatos sobre a história da moda brasileira e o que está diferente na atualidade, assuntos que nem sempre conseguem ser trabalhados por completo dentro da sala de aula, instigando nos alunos a busca pelo conhecimento e a importância de estudar e conhecer a nossa história.

A primeira postagem da Série: “Curiosidades da História da Moda Brasileira” fala sobre a imprensa de moda, como a moda era divulgada antes da criação da imprensa, quando surgiu os primeiros periódicos voltados à moda, como era o conteúdo e as principais revistas da época. Isso tudo, com base no livro “História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências” dos autores: Luís André do Prado e João Braga.

Já a parte na qual falamos sobre a atualidade da imprensa os dados foram compilados a partir de pesquisas.

O Início da Imprensa de Moda

Nos dias atuais temos a informação na nossa mão e podemos acompanhar em tempo real através de sites e das redes sociais o mundo da moda e as novas tendências. Mas, nem sempre foi assim! Antes de existir a internet e até mesmo a própria imprensa, nos tempos da monarquia, a moda era divulgada através do uso de manequins feitos de cera, porcelana ou madeira, estes eram vestidos de acordo com cada estação e eram chamados na época de “bonecas da moda”. Em 1456 surgiu a imprensa e as bonecas da moda foram sendo substituídas por gravuras publicadas no papel o que possibilitou o acesso a informação para mais classes sociais. Os moldes que utilizamos tanto para desenvolver nossas criações começaram a ser comercializados impressos em revistas ainda no século XIX.

No Brasil a imprensa foi criada em 1808, mas não era autorizada publicar sobre a moda, apenas quem tinha acesso aos periódicos franceses conseguia acompanhar. Ainda assim, o acesso à educação era limitado as mulheres, então poucas sabiam ler, elas utilizavam as gravuras como inspiração. Após 1827 passaram a ser publicadas mais reportagens voltadas aos interesses das mulheres, pois neste ano elas conquistaram o direito de alfabetização. Mas foi a partir de 1840 que surgiu no Brasil o maior número de periódicos voltados à moda, eles traziam como a mulher deveria ser, os lugares para frequentar e como se vestir na sociedade, através de figuras e comentários genéricos, tudo numa linguagem condizente a sociedade no período que era bem machista.

Principais Revistas do Brasil

FON – FON: A revista Fon – Fon foi criada em 1907 no Rio de janeiro, mas se destacou na década de 1930 como a mais influente revista feminina. Inicialmente voltada para a literatura, com referências do modernismo, depois passando para o formato de magazine ilustrada, valorizando sua seção sobre moda. Trazendo além das matérias, croquis e impressões de moldes dos criadores como Jotinha e Gil Brandão. E ainda o serviço pago do molde sob medida, que podia ser adquirido na redação com um cupom.

O Cruzeiro: A revista O Cruzeiro foi criada em 1928 e foi a primeira a utilizar a retrogravura na imprensa ilustrada brasileira. Trouxe uma sessão inspirada em pin – ups, ideia inspirada na imprensa americana, mas trabalhada de uma forma não agressiva às famílias, sensuais, mas sem vulgaridade, apresentando as tendências da moda e ilustradas pelo desenhista Alceu de Paula Penna, foram chamadas de “As garotas” que representavam a vida moderna.

Vogue Brasil: A revista Americana Vogue teve sua versão brasileira “Vogue Brasil” lançada em 1975, sendo um dos primeiros títulos internacionais de peso editado no Brasil. Lançada pela Editora Três, e tendo como Editora a jornalista Regina Guerreiro. A Vogue Brasil não era apenas uma revista de moda, ela era voltada para a alta sociedade brasileira e com o passar do tempo foi se tornando mais comercial.

Elle: A revista francesa Elle, citada como a mais vendida no mundo, foi lançada no Brasil em 1988. Seguindo o modelo francês de sofisticação gráfica, texto didático e olhar atento ao mercado. Porém, se diferenciando ao ressaltar a moda, enquanto a edição francesa tem um foco importante na moda, mas se volta também para atualidades e notícias. Elle disseminou a moda, abrangendo as várias faixas de público e maneiras diferentes de ver os looks e a própria moda.

Atualmente:

A imprensa evoluiu muito, além da tradicional revista impressa, podemos acompanhar a maior parte delas também no meio virtual através das redes sociais, o surgimento da internet também possibilitou a criação dos blogs de moda e de mais sites sobre o assunto, fazendo com que a informação se propague rapidamente e para um grande número de pessoas.

Abaixo, acompanhe a lista de principais revistas e blogs de moda do Brasil, esses que aparecem como mais influentes nos sites de busca no google.

Revistas: Vogue Brasil; Elle Brasil; Harpers’ Bazaar Brasil; Glamour Brasil; Marie Claire Brasil e Manequim. 

Blogs: Garotas Estúpidas por Camila Coutinho; Blog da Thássia por Thássia Naves; Chata de galocha por Lu Ferreira; Fashionismo por Thereza Chammas; Lala Rudge por Lala Rudge e Maria Rudge; Just Lia por Lia Camargo e Steal The Look – plataforma.

Esta foi a primeira postagem da nova série, que estará dividida em cinco postagens. Lembrando que o livro utilizado está disponível na biblioteca do campus.

Tem sugestão de assuntos legais da área para séries ou postagens? Manda pra gente pelas nossas redes sociais ou fale pessoalmente comigo (Letícia Frana) bolsista do Projeto.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: