Dicas para elaboração de um artigo científico

Sabendo da importância de um artigo científico bem desenvolvido, agora também com a JEPEX se aproximando em nosso campus, convidamos a Profa. Dra. Adriana Troczinski Storti que atua na coordenação da Pesquisa, Pós-graducação e Inovação aqui no IFRS-Erechim, para contribuir com dicas para elaboração de um artigo científico.

Desde já agradecemos a docente por ter aceitado e parabenizamos-lá pelo excelente trabalho que desenvolve! Segue abaixo sua contribuição.

Profa. Dra. Adriana Troczinski Storti

Queridos alunos do IFRS Campus Erechim,

A pedido da Letícia, aluna bolsista aqui do Campus, estou muito feliz em poder citar algumas dicas para a construção de um tipo de trabalho muito valorizado no mundo acadêmico – o Artigo Científico.

O Artigo Científico (que difere de um artigo de jornal, por exemplo), é um tipo de trabalho que objetiva participação em eventos, revistas e publicações envoltas no mundo acadêmico, como também é um dos formatos aceitos no nosso Jepex de 2019 – IFRS Erechim.

Primeiramente gostaria de ressaltar que há que se ter alguns cuidados com a apresentação e construção de um Artigo Científico:

– normas do evento (número de folhas, tipo letra, margem, espaços… ): estas normas variam de evento para evento e também podem ser “baixadas” como um “template” do evento, podendo ser completadas em cima do modelo padrão. Sugiro que verifiquem no Portal de eventos do Jepex o modelo e normas para o Artigo Científico deste ano e não as descumpram, sob a penalidade de desclassificação;

– a escrita do Artigo: atentar para a forma de escrever. Aqui há relação direta com vocabulário (evitar palavras que deixam dúvidas ou verbos que passam uma ideia de ações a mais do que as realizadas), língua portuguesa, regras gramaticais…. Sugiro que seja escrito em terceira pessoa (exemplo: entende-se, percebe-se, vê-se). Você deve pensar que quem irá ler o seu trabalho precisa entender o assunto e as colocações com um começo, meio e fim (visão sistêmica segundo autores da área de metodologia), o que está sendo apresentado, em linguagem não coloquial. Atente para a qualidade de cada frase e de cada parágrafo. Uma dica é colocar pequenos tópicos que se deseja desenvolver em cada parágrafo e depois trabalhá-los, de forma que o leitor perceba relações entre o parágrafo anterior e com o seguinte…. não podem ficar “soltos” no artigo.

Na partes do Artigo Científico (ver normas do Jepex quando o que vai ser apresentado é oriundo de uma pesquisa bibliográfica ou aplicada/prática), atente para cumprir todas as partes solicitadas, ou seja, não esqueça de trabalhar muito bem cada parte do seu Artigo, como fosse (e é ) um pouco de você!

No resumo do Artigo Científico, não esqueça que ele não é uma Introdução ao tema… o resumo é a parte que mostra o trabalho resumido/pequeno/encolhido, e portanto, um bom resumo deve ser capaz de mostrar (em poucas palavras exigidas no evento): O que está sendo estudado, porque está sendo estudado, como o estudo foi feito e que principais resultados foram encontrados.

Completa-se o resumo de um Artigo Científico as palavras-chaves, que devem ser escolhidas ao final da construção, e você deve se perguntar: Por quais palavras eu gostaria que as pessoas encontrassem este meu Artigo? Ele tem “cara de quê”?

Atente para a qualidade das obras usadas para dar apoio ao seu referencial teórico, dentro do Artigo. Lembre-se que há o Qualis da Capes, que lista do Brasil e mundo, os principais periódicos/revistas e que ter acesso a estes autores e conceitos pode ajudar na avaliação da qualidade do que você está citando! Cite-os dentro das normas (ABNT e evento) quando forem citações diretas (curtas e longas), indiretas, ou ainda, citações de outras citações. Para cada um destes casos, há regras específicas como aspas, exigência de páginas, letras maiúsculas ou minúsculas para sobrenome de autores). A ABNT na sua norma 10520 expõe vários exemplos e casos.

A parte da metodologia (capítulo que quando a pesquisa não for só bibliográfica) precisa apresentar, deve mostrar para o leitor claramente como o estudo foi feito…. quem participou? Quando? De que forma foram escolhidos para participar? Que tipo de instrumento para coletar os dados foram utilizados? Isto ajuda o leitor ver a veracidade dos resultados e entender sobre o que está sendo apresentado.

Analisar o que se obteve na pesquisa é outra etapa muito importante de um Artigo Científico! Afinal, não é só para expor dados que um bom aluno deve atentar, mas também para sua análise (que pode ser com base em autores expostos no referencial teórico), seu posicionamento, sua percepção. Segue-se com a conclusão, onde um reforço geral sobre os principais achados do artigo devem ser novamente ressaltados, assim como o apontamento de novos estudos a partir deste.

As referências devem obedecer as regras do evento e quando citadas ABNT devem seguir a norma NBR 6023. Atente que há regras para quando foram utilizados livros, sites, artigos de jornais e revistas, assim como se foram retirados de fontes primárias (entrevistas, questionários) que você mesmo buscou!

A ética deve permear sempre suas ações na construção e apresentação de um Artigo! Preste muita atenção para partes trazidas de sites, obras diversas… eles precisam ser acompanhados da citação de seus autores, ou, isto pode ser considerado plágio.

Respeite e cite colegas autores, fontes de financiamento (quando houver), e novamente, veja este seu Artigo como um “pouco de você”… conhecemos muitas pessoas por estes tipos de trabalho.. lendo-os! Portanto, nos mostre suas potencialidades na construção de novos artigo!

Espero ter ajudado! Muito sucesso para Vocês! Vos encontro no Jepex!

Contato: adriana.storti@erechim.ifrs.edu.br

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2859904136330869

Texto inicial: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: