Docente da área da Moda participa do Copenhagen Fashion Week e das feiras Copenhagen International Fashion Fair – CIFF e Revolver na Dinamarca

A Profa. Dra. Raquel de Campos que atua na área de moda do IFRS-Erechim, participou no início de agosto, de importantes eventos de moda que aconteceram na cidade de Copenhagen na Dinamarca, abaixo, confira o relato da docente sobre a experiência.

Profa. Dra. Raquel de Campos

A temporada Spring/Summer 2020 da Copenhagen Fashion Week – CPFW aconteceu entre os dias 06 e 09 de agosto. A CPFW é uma semana de moda intensa com muitos desfiles, apresentações, exposições e as duas feiras, Copenhagen International Fashion Fair – CIFF e Revolver, que ocorrem em simultâneo por toda a cidade de Copenhagen. 

Nos dias de desfile, caminhar pelas ruas de Copenhagen é extraordinário pois podemos observar um grande laboratório de interação, pesquisa e inspiração entre pessoas de diversas partes do mundo da moda. Copenhagen é uma capital admirada pela igualdade de gênero, pela pouca diferença social, e pelo seu Lifestyle onde as pessoas priorizam o essencial, andam de bicicleta mesmo com chuva, neve, filhos, saias e saltos altos. Em dias de sol podemos observar os parques, praças e canais repletos de gente em clima de festa. 

A sustentabilidade é palavra de ordem na Dinamarca, assim como da CPFW, que possui como plano estratégico tornar-se a semana de moda mais sustentável. Foi possível visualizar esta iniciativa na produção dos desfiles; nos lanches e bebidas orgânicas servidas nos eventos; no transporte dos participantes dos desfiles em autocarros ecologicamente corretos ou em carros elétricos; nas t-shirt’s utilizadas pela organização do evento que eram em algodão orgânico e na não utilização de embalagens de plástico. 

Os desfiles apresentados mostraram uma grande produção e o porquê de Copenhagen estar-se a destacar e a tornar-se numa das grandes capitais da moda, sendo um importante destino para a indústria da moda internacional.

Observando o Street Style nos dias de desfile da CPFW, percebe-se o quanto as dinamarquesas são autênticas, chegam aos eventos de bicicleta e priorizam o conforto, as peças clássicas e vintage. A ousadia está presente nas combinações de looks super coloridos ou monocromáticos; no volume de tecidos em modelagens estruturadas, retas ou oversized; no mix de padronagens e nas sobreposições inesperadas como vestido de festa + havaianas; bike short’s + camisa, mas com pouca maquiagem e cabelos naturais. 

Nas ruas, feiras e nos desfiles do CPFW podemos observar de perto os detalhes do “Danish Design”. Os arquitetos e os designers de produto dinamarqueses são referência pelas formas simples, funcionalidade, elegância, e pela abordagem sustentável. Estes aspectos também estão presentes na maioria das criações das marcas de moda apresentadas no CPFW.

A feira CIFF é destinada a compradores, sendo uma das maiores e mais antigas da Europa. Ao entrar na feira, deparamo-nos com instalações criativas de designers e artistas. A CIFF apresenta uma enorme organização, estrutura e cerca de 2000 exposições inovadoras entre marcas da Escandinávia e de outras partes do mundo de designers emergentes ou marcas consagradas.

Para organizar todas as marcas, a feira está dividida em três grandes áreas: CIFF, CIFF YOUTH e CIFF Showrooms de luxo, que se subdividem nos segmentos masculino, feminino e infantil apresentando desde o estilo casual, ao moderno, streetwear e denim

A última feira visitada e não menos importante foi a Revolver, é uma feira menor, onde apresentam as marcas do segmento masculino e feminino mais inovadoras e contemporâneas da Escandinávia.

Agradecemos a docente Raquel de Campos por ter compartilhado conosco sua vivência.

Para mais informações sobre a docente, acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1137365769556077

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: