Curiosidades da História da Moda Brasileira: Desfiles de Moda

A segunda postagem da Série: “Curiosidades da História da Moda Brasileira” fala sobre os primeiros desfiles de moda realizados no Brasil. Isso tudo, com base no livro “História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências” dos autores: Luís André do Prado e João Braga, que está disponível na biblioteca do campus.

O Início dos Desfiles de Moda

O cinema no século XX, foi um dos primeiros lugares onde as pessoas mesmo que de maneira diferente da que conhecemos nos dias atuais, desfilavam as modas da época, e influenciavam a moda através do traje dos artistas e do público que ia até lá assistir, desfilando as melhores roupas e se destacando na sociedade, tanto que algumas pessoas levavam papel e lápis para desenhar os modelos que viam e após mandavam para as costureiras fazerem a confecção. 

Curiosidade: a ida ao cinema foi um dos principais motivos para o desuso do chapéu pelas mulheres brasileiras, pois nas salas além de ser quente, também atrapalhavam a visão da pessoas.

O primeiro desfile de moda brasileiro foi realizado em 1952, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o mais curioso é que não foram criadores de moda que tiveram a iniciativa do evento e sim o italiano Pietro Maria Bardi que era diretor do Masp e o artista plástico brasileiro Flávio de Carvalho. O objetivo deles era disseminar uma moda que tivesse mais relação com o clima do brasil, diminuindo também a distância entre o museu e a vida cotidiana. As criações desfiladas foram desenvolvidas por um coletivo, que trabalhou com tecidos brasileiros, utilizando técnicas artesanais, estampas autorais e demais itens exclusivos, seguindo traços de frescor e leveza que combinam mais com o país.

Outro fato interessante é que os desfiles de moda que ocorreram entre as décadas de 1950 e 1960 eram realizados nos grandes clubes, como o Copacabana Palace, nos quais só participava a elite da sociedade e esta, para não se sentir e parecer fútil diante das outras pessoas, fazia dos desfiles atividades beneficentes. 

Um desfile competitivo, o Festival da Moda Brasileira surgiu em São Paulo, sendo realizado inicialmente para arrecadar fundos à campanha de combate ao câncer. Era um desfile que elegia os melhores costureiros e modistas de cada ano, os troféus entregados eram agulha de ouro para o melhor modelo esporte e agulha de platina para o melhor traje social. Neste concurso, foram revelados grandes nomes da moda como: Dener Pamplona e Clodovil Hernandes.

A casa de todos os criadores foi criada em 1997 com o objetivo de acolher nos desfiles os estilistas brasileiros que não tinham onde divulgar suas criações. Nos anos seguintes, também foi criado o Morumbi Fashion no qual desfilavam estilistas profissionais e apostas de sucesso. Em 2001 o calendário oficial da moda brasileira criado por Paulo Borges, passou a se chamar São Paulo Fashion Week e em 2002, foi criado o Fashion Rio para representar a moda carioca. 

Alguns eventos citados acima, ainda acontecem nos dias atuais, para saber quais são os maiores eventos de moda do Brasil, acesse o link abaixo, pois já fizemos uma seleção deles em uma postagem anterior aqui no blog.

https://ifrsfashionclass.wordpress.com/2018/05/23/os-maiores-eventos-de-moda-do-brasil/

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: