O MUNDO DA MODA E SUAS PROFISSÕES: Consultoria

Para dar continuidade a série de postagens “O Mundo da Moda e Suas Profissões” entrevistamos na área da Consultoria, a Prof. Ma. Josiane Giotti.

Sobre a Profissional

Josiane Giotti tem 31 anos, é formada em Tecnologia em Produção do  Vestuário, Especialista em Desenvolvimento de Produto de Moda, ambos pela UPF e é Mestra em Design pela UniRitter.

Carreira
Josiane atua há 9 anos como consultora dos sistemas Audaces, há 7 anos como docente e pesquisadora na área da Moda e Vestuário, tendo lecionado na Setrem, na UPF e atualmente no IFRS – Erechim.  Suas pesquisas são voltadas para as áreas de Moda, Design, Sustentabilidade e Educação. Há 6 meses começou a atuar também como consultora de coloração pessoal. 

Além disso, ela conta que trabalha na área da Moda há 13 anos, desde o começo da faculdade, já trabalhou em indústrias de confecção, prestando consultoria, ministrando cursos, na docência e pesquisa científica.

É válido ressaltar que a docente compartilhou que em todo o seu tempo de atuação nunca trabalhou em somente um trabalho, sempre com atividades paralelas, tanto por motivos financeiros como por questões de aprendizado e “curiosidade” (para abranger a área de atuação e ensino).

Dificuldades na Profissão

Para ela, as maiores dificuldades estão na falta de valorização e nos preconceitos com os (as) profissionais da área, o que geralmente ocasiona o abandono da profissão ou a necessidade de reinventar-se constantemente e acumular funções.

Valorização da Profissão

A profissional conta que no geral, as profissões relacionadas à área de Moda ainda são pouco valorizadas e estão ligadas à muitos preconceitos sociais, por estar vinculada à estética e ser considerada fútil. Porém, os dados registrados pelo Sebrae (2018), mostram a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social do país, pois movimenta vários segmentos e serviços. 

Referência Sebrae:https://atendimento.sebrae-sc.com.br/inteligencia/infografico/potencial-de-mercado-do-setor-de-moda-20182

O que mais lhe encanta na profissão?

As respostas são inúmeras, mas de modo geral: a paixão que tenho pela docência (ver o olho brilhando de uma aluna ou aluno ao descobrir as técnicas de modelagem ou a harmonia das cores é algo inexplicável); a possibilidades das pesquisas científicas contribuir no cotidiano das pessoas; a possibilidade de auxiliar indústrias à produzir com mais qualidade, eficiência e menos desperdício, e; a oportunidade de auxiliar no aumento da autoestima e no processo de autoconhecimento, especialmente das mulheres.

Josiane, o que você diria para as pessoas que pensam em seguir essa mesma profissão? 

Acredito não ser uma profissão fácil, mas incrivelmente apaixonante e surpreendente.

Agradecemos a Docente e consultora Josiane Giotti por participar dessa entrevista e nos contar sobre sua jornada.

Para quem quiser contatá-la, deixamos aqui alguns meios:

E-mail pessoal: josiane.giotti@gmail.com

E-mail institucional: josiane.giotti@erechim.ifrs.edu.br

Currículo Lattes: Josiane Giotti http://lattes.cnpq.br/6248427512651559

Instagram: @josigiotti

Facebook: Josiane Giotti

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: