Palestra “Construindo Sua Marca Pessoal Com Sucesso” por Marta Mezzalira

Na noite de ontem, 9 de setembro, ocorreu no auditório 1 do bloco 4 a Palestra “Construindo Sua Marca Pessoal Com Sucesso” ministrada pela profissional Coach e Consultora de Imagem, Estilo e Marketing Pessoal, Marta Mezzalira.

Marta contou sobre sua carreira e seus anos de experiência no meio da moda, falou sobre a importância de causar uma boa primeira impressão, pois é ela que acaba ficando. Além disso, comentou sobre os fatores que fazem com que as pessoas repararem em nós antes da comunicação verbal, os estudos mostram que primeiramente é notado nossa aparência, após o tom de voz e por último o que estamos dizendo, mostrando como o nosso corpo transmite informações sobre nós sem necessariamente estarmos falando.

Na sequência, a palestrante identificou os elementos que compõem a imagem pessoal: aparência, postura, comportamento, vocabulário e inteligência, afirmou a importância de observarmos se estamos utilizando o nosso melhor e se estamos passando a imagem que melhor se adéqua com nossos objetivos ou se devemos modificar a nossa imagem para atingir o que buscamos. Lembrando que estamos expostos a diversos meios de comunicação e é importante que sejamos sempre verdadeiros e únicos para passar seriedade e confiabilidade.

Para a profissional, os fatores determinantes em uma construção sólida da imagem, envolve: 

  • Aceitar seu biotipo: aprender a amar o nosso corpo e aprender a valorizá-lo para que auxilie na nossa imagem.
  • Encontrar seu estilo: identificar e aliar ele com seus objetivos.
  • Usar as cores ao seu favor: ao criar algo, pense nas cores que mais são usadas para o setor, pesquise o significado das cores, o que elas remetem, quais as melhores harmonizações. Ex: o vermelho e o laranja são constantemente usados em locais de venda de alimentos por lembrarem comida e consequentemente fazer o indivíduo ficar com a sensação de fome.

Se você souber utilizar esses fatores a seu favor, irá produzir autoconfiança, autoestima e autoconhecimento, que para ela são ferramentas essenciais e devem nos acompanhar sempre em nossa busca diária, pois como ela cita “a primeira pessoa que tem que acreditar em mim, sou eu mesma”.

Por fim, contextualizando todo o conhecimento compartilhado até o momento, Marta demonstra através de exemplos de profissionais reconhecidos atualmente, como eles eram no começo da carreira e como estão hoje em dia, identificando a marca que cada um está construindo e comunicando. Ela ressalta que são momentos distintos, não podemos dizer que a pessoa era errada antes e está certa agora, mas com certeza para chegar onde ela está, precisou fazer mudanças e adequar sua imagem, para criar a personalidade que conhecemos hoje. 

Então, a palestrante termina deixando uma pergunta: “Se a sua imagem falasse, o que ela diria a respeito de você hoje?”

Trouxemos esse resumo da palestra pois ela é extremamente valiosa para nossa área, na qual a comunicação não verbal está tão presente. Aproveite as dicas! Parabenizamos a ministrante pela rica palestra. 

Lembrando que a palestra foi organizada pelo Setor de Extensão do Campus em parceria com o DCE Unifica e a profissional que aceitou participar e compartilhar seus conhecimentos.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: