Conhecendo Melhor os Docentes da Área de Moda e Vestuário: Professora Raquel de Campos


Resumo da Carreira

Raquel de Campos é Doutora em Engenharia Têxtil pelo Departamento de Engenharia Têxtil (DET) na Escola de Engenharia (EA) da Universidade do Minho (UMinho). Mestra em Design e Marketing pelo DET na (EA) da UMinho. Especialista em Produção do Vestuário pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tecnóloga em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Experiência Profissional: Iniciou a carreira no ano 2000, onde realizou estágio na Itália em duas empresas de acessórios em couro. Em seguida, ingressou como designer de moda e modelista, trabalhando por 6 anos em confecção de vestuário nos segmentos de alfaiataria e jeanswear masculino, feminino e infantil. 

Começou a atuar como docente no ano de 2004, tendo trabalhado dois anos nas seguintes instituições: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e CELER Faculdades. E desde 2009 é docente na área de Moda/Vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim.

 Área de Pesquisa

A docente conta que se interessa por diversas temáticas da moda, mas desenvolve trabalhos voltados para os seguintes temas: área da criação: cores e desenho; área do desenvolvimento de produto: modelagem do vestuário, ergonomia, conforto e varejo: visual de merchandising e vitrinismo.

Você tem algum resumo de trabalho que queira compartilhar?

Sim! Nos anos em que realizei o meu doutorado, participei em diversos congressos internacionais importantes na área têxtil e de vestuário, com apresentações e publicações de artigos nas seguintes conferências: Fiber Society Conference, (2016 e 2017);  AUTEX – World Textile Conference (2017 e 2018); AHFE –International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (2017-2018); CIMODE (2018); AITAE – Aegean International Textile and Advanced Engineering Conference (2018) e 3DBODY.TECH Conference e Expo (2018).

Os trabalhos publicados basearam-se nas temáticas que a minha investigação abordou, esta teve como objetivo principal desenvolver tabelas de medidas padrão para o desenvolvimento de vestuário infantil direcionado para crianças com sobrepeso e obesidade a partir de um estudo antropométrico com recurso à tecnologia de digitalização corporal 3D (sistema KBIKinect Body Imaging).

Link de um trabalho: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-94622-1_8

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1137365769556077

Agradecemos a Profa. Raquel por ter participado da Série e compartilhado conosco sobre suas preferências e sua carreira. E parabenizamos-lá pelo ótimo trabalho que desenvolve em nossa Instituição.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: