Upcycling

A postagem de hoje fala sobre a técnica de customização Upcycling, processo no qual é dado uma nova vida a um material já existente, uma iniciativa sustentável, que gera peças únicas e já foi aderida por várias marcas nacionais e internacionais. Acompanhe o que é, como fazer e quem já vem desenvolvendo peças com a tendência.

Cada vez mais fica claro a necessidade de aumentarmos o uso de nossas peças do vestuário, o upcycling surgiu por volta da década de 90, mas apenas nos últimos anos se tornou popular no Brasil. É uma técnica que proporciona além da utilização da criatividade para a transformação da peça, economia por ter um custo menor do que um produto já existente e diminui a carga de resíduos têxteis na natureza, sendo assim uma alternativa de moda sustentável.

Além de agregar valor a peça pelo trabalho manual envolvido, o processo do upcycling nos faz pensar sobre o consumo, olhar de outra forma para nossas roupas, fazendo com que nos questionamos sobre a criação, produção e no que ela pode se transformar, dando uma vida nova ao invés de mandá-la para o lixo, proporcionando novas experiências e vivências para nós mesmos ou para outras pessoas que possam vir a usar.

Para fazer a customização por meio do upcycling, basta que você tenha uma peça e queira dar uma nova utilidade para ela, podendo fazer isso através da aplicações de patches ou outros itens, mudança na modelagem, corte, tingimento e demais meios. Basta pôr a criatividade em ação, além das marcas que listamos abaixo, plataformas como o Pinterest e o YouTube estão cheias de ideias e dicas que podem lhe ajudar no processo.

Marcas que utilizam do Upcycling:

Insecta Shoes: Marca gaúcha de sapatos veganos e ecológicos que utiliza como matéria prima roupas vintage.

Comas: Marca Paulista que produz roupas e acessórios por meio do upcycling, utilizando principalmente camisas masculinas com defeitos como matéria para suas criações.

Think Blue Upcycled: Marca brasileira de vestuário que utiliza jeans descartados para criar suas peças.

Resgate Fashion: Marca brasileira que transforma peças de segunda mão, tecidos de estoque morto e roupas vintage em roupas descoladas e exclusivas.

Stella McCartney: Marca internacional que vem aderindo ao upcycling, utilizando peças vintages para criar novos produtos.

Essas foram apenas algumas das marcas internacionais e nacionais que trabalham exclusivamente com a técnica, ou que estão aderindo a ela aos poucos.

É relevante citar aqui que alguns alunos da Área de Moda e Vestuário do nosso Campus, também utilizam o upcycling em suas marcas como é o caso da marca Remendadas dos alunos Marcos Natan Ksensco e Diovanni Gomez que produz pochetes e acessórios através do reaproveitamento de tecidos e do Brechó Lolita Rockabily da aluna Gabrielle Ciello Antunes que vende peças vintages e customizadas.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: