Como Construir uma Marca no Instagram, por Laura Pedott e Nathalia Guedes

A postagem de hoje é sobre a live realizada pela Designer de Marcas Laura Pedott e a Empresária proprietária da Marca Benta Ateliê Nathalia Guedes, que compartilharam seus conhecimentos no assunto.

Nathalia iniciou contando que vem de uma família empreendedora, formada em direito, começou a fazer roupas há 6 anos, por hobbie e vontade. Hoje ela possui a Benta Ateliê, na qual desenha as roupas e também cuida das redes sociais, com foco no instagram. Ela possui loja física em Gramado – RS e também vende através de uma loja online. 

Ela também compartilhou que criar um estilo com foco no seu público-alvo, desenvolvendo peças e coleções com estampas exclusivas, é fundamental para a diferenciação da marca. Dentre as dificuldades encontradas no meio da moda, estão a de encontrar parceiros e fornecedores qualificados dentro das exigências da marca, e falou da importância da adaptação com o cliente no varejo, de estar sempre conectada, buscando conhecimento, para transmitir exclusividade e criar uma memória da marca no consumidor.

A empresária relatou sobre quando decidiu entrar no meio online, a ideia inicial era vender para atacado e depois abriram o showroom e o e-commerce, cinco anos antes de ter loja física, o que acabou sendo uma ação de diferenciação para a marca. Ainda no meio digital, Nathalia lembra da influência das redes sociais, primeiramente o facebook e atualmente o instagram, no qual a marca possui mais de 15 mil seguidores. Laura complementa a fala da amiga, citando o instagram como um meio de inspiração, por isso é essencial usar-lo como vitrine. 

Sobre o instagram,  elas dizem ser fundamental para melhorar a comunicação com o cliente, aparecer mesmo que com vergonha, superar o medo, quando a gente se desafia, se supera e cresce como pessoa. Saber usar o instagram hoje é algo essencial para a marca. Uma dica, segundo elas, é começar postando fotos no stories e após começar a fazer os vídeos comentando mais sobre as peças, sem aparecer o rosto. Para ter sucesso nessas ações, além de estarmos bem com nós mesmos, fisicamente e emocionalmente, devemos parar de nos julgar e ficar assistindo várias vezes o que falamos, porque o consumidor vai assistir uma vez só e quanto aos comentários, é preciso saber filtrar e pensar se realmente agrega ou se não deve ser levado em conta, mas tudo com muita educação.

Seguindo, elas dão dicas para usar na construção da marca: seguir tudo que te inspira ou possa inspirar, falar sempre a sua linguagem, demonstrar a sua personalidade e ser transparente, elementos que ajudam a criar a confiança dos clientes e a fidelizá-los. 

Para um feed bonito, as profissionais orientam que é válido estudar, realizar pesquisas, criar um estilo de edição, utilizar aplicativos para organizar e visualizar o feed, combinar as cores das fotos, detalhes e ir testando até encontrar o formato que melhor atenda sua marca. Além de carregar sempre a sua essência, seu gosto, para ter na gente mesmo o nosso diferencial. A harmonização deve ser trabalhada, mas devemos sempre manter uma naturalidade, que demonstra afetividade e cuidado com nossos clientes. 

Outra dica que auxilia a ter uma homogeneidade é o uso das cores: dar preferência para as cores que estão no logo, ou na identidade da sua marca, utilizar cores que combinem com elas. Se for criar a marca, busque por cores que tragam uma memória para o seu trabalho, que tenha suavidade, como é o exemplo da Benta Ateliê, que tem um conceito mais clean, que está representado na logo, nas redes sociais da marca, na ambientação da loja física e em todos os elementos.

Finalizando, Laura e Nathalia recomendam pensar sempre no que se pode melhorar, como você se vê no futuro e o que precisa fazer para chegar lá. A dica final é: tenha resiliência, não desista, busque algo que você goste de fazer e assim fará com paixão e será reconhecido.

Trouxemos esse conteúdo, pois ele complementa o que aprendemos em aula e auxilia os discentes que já possuem ou pretendem criar a sua marca. Parabenizamos as profissionais por compartilhar seus conhecimentos.

Texto: Letícia Frana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: