Aluna da Área de Moda Fica Entre as Finalistas do Concurso Talento Brasil de Moda Plus Size

Janice Scariot é aluna formanda do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e também do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário em nossa instituição. Abaixo, acompanhe a entrevista que ela nos concedeu, na qual conta como foi todo o processo que a levou até a final do Concurso Talento Brasil de Moda Plus Size que ocorreu na Cidade de São Paulo.

Relato da aluna Janice: 

Participar deste concurso foi um grande desafio, mas ao mesmo tempo foi uma experiência incrível que me possibilitou aprender muita coisa nova, conhecer pessoas e principalmente expandir meus horizontes. 

       Eu sempre gostei muito de trabalhar com peças do segmento Plus Size pois vejo ali um grande nicho de mercado, sendo um público que infelizmente ainda é pouco atendido. Vejo que é meu dever como futura designer de moda colaborar para que um dia todos tenham o direito de encontrar roupas que se adequem a seu corpo.

      Quando o edital do concurso foi lançado com a proposta de peças para o público plus size com intervenções artesanais, eu já tinha grande parte do projeto da coleção prontos pois a mesma foi desenvolvida na disciplina de desenvolvimento de coleção e projeto interdisciplinar do 5º semestre do curso de design de moda do IFRS. Observando tal coincidência, eu e a professora Raquel de Campos decidimos fazer a minha inscrição, e com a ajuda e orientação dela, eu adaptei o projeto ao modelo de apresentação do concurso.     

        Tivemos bastante trabalho já nesta etapa. Depois eu enviei esse projeto impresso em A3 junto com o look conceitual (que também já estava pronto). Fiquei muito apreensiva no aguardo do resultado, pois apostei muito tempo e a peça conceitual do meu TCC nisso, então era muito importante para mim. Depois que saiu o resultado com a classificação para a fase final foi um misto de felicidade e desespero pois eu teria pouco tempo e muito trabalho. Mesmo assim eu não poderia deixar essa oportunidade passar, então fiz o possível para organizar bem meu tempo livre e minhas tarefas e comecei o trabalho, desenvolvi as modelagens no IFRS no programa audaces moldes. A vicunha abraçou o evento e patrocinou uma parte dos tecidos da coleção, o restante eu comprei. Com a ajuda da professora Keila Nicchelle entramos em contato com a empresa Sizély Lingerie de Erechim que já é referência nacional no segmento Plus Size, eles apoiaram a ideia e contribuíram muito com materiais como bojos, linhas e etc para a confecção dos vestidos. Outra empresa parceira foi o APL Polovest Alto Uruguai RS – Erechim que contribuiu com a parte do corte automatizado das peças, isso teve grande importância pois agilizou muito o processo de confecção. Eu e meus colegas realizamos uma rifa, onde será sorteado um vestido de festa sob medida e um brinco da parceira Liane Bonassi (designer de acessórios que emprestou seus produtos para o styling do desfile). Essa rifa teve/tem como principal objetivo cobrir os custos da produção das peças e da viagem. 

     Tudo foi muito corrido, e passou muito rápido, passei muitas noites trabalhando nas peças, mas chegou a hora de ir e estava tudo pronto, (eu nem acreditava). 

     Minha tia me acompanhou na viagem. Chegamos em SP, no dia seguinte já fomos para o backstage do desfile, na Fatec Sebrae onde ocorreria o desfile para provar as peças nas modelos e fazer eventuais ajustes (apenas com uma necessaire de costura) . Foi bem rápido, á tarde já ocorreu o desfile. Nos bastidores do desfile, foi um momento de conhecer diversas pessoas da área, e ver as demais coleções, todas estavam muito lindas, cada uma em uma linha de inspiração e segmento diferente das outras. O resultado do primeiro ganhador saiu no mesmo dia. 

    No dia seguinte tivemos uma visita técnica no showroom da Vicunha, e uma aula sobre tendências e mercado de moda. 

    Para finalizar gostaria de agradecer e destacar o quanto a ajuda de todos os professores e colegas do IFRS e a colaboração das empresas parceiras foi importante nesta trajetória.

Agradecemos a aluna Janice Scariot pela entrevista e a parabenizamos por essa grande conquista.

Para quem quiser saber mais sobre o Concurso, acesse o site https://abrasilplussize.wixsite.com/talentobrasilmps20 e fique ligado porque as inscrições já estão abertas para a 2º Edição!

Acompanhe mais fotos do evento em nosso Instagram: @ifrsfashionclass

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: