Dicas para organização do guarda-roupas

Uma ótima atividade para ocupar o tempo na quarentena é uma organização funcional do guarda-roupas, que, por sinal, deveria ser feita pelo menos duas vezes ao ano. Ignorar essa tarefa por muito tempo acaba dificultando o dia a dia e nos fazendo esquecer algumas peças pela falta de organização. Preparamos um passo a passo e algumas dicas para você se desfazer dos excessos e mudar sua forma de organizar: 

1- Tire tudo do guarda-roupas, tudo mesmo! Costumamos ter vícios de organização e colocar determinada categoria de roupa sempre no mesmo lugar, mesmo que ela nos atrapalhe no dia a dia, mudar os hábitos de organização podem facilitar sua vida. Aproveite para fazer uma limpeza no móvel vazio e deixar arejar.

2- Enquanto retira as peças faça o descarte daquelas que não usa mais, que não servem ou que não fazem mais parte do seu estilo. Sentiu um apego especial naquela peça esquecida? Dê mais uma chance para ela, mas já imagine looks em que ela possa ser usada de uma nova forma e tente por mais uma estação. Caso não usar aí é hora de desapegar. E nada de deixar as peças que tirou paradas, você pode fazer um bazar com os amigos, vender para brechós ou fazer uma doação.

3- Já separe os itens que for tirando do armário por afinidade, ex: camisetas, blusas sem manga, calças, shorts, etc… Atente para peças que precisam estar em cabides, algumas blusas e vestidos que insistimos em dobrar acabam deixando as pilhas instáveis e as peças amassadas.

4- Cada guarda-roupa nos permite um tipo de organização, com ele vazio visualize o que você pode fazer de diferente, qual a quantidade máxima de peças que pode pendurar, se não puder como vai dobrá-las para que elas não amassem…  Outra dica é agrupar peças por tipo de uso. Você não precisa deixar todas as blusas em um lugar só, separe alguns segmentos específicos como as peças de academia em um mesmo lugar, as de festa em outro, etc. Facilita muito escolher todo o look que precisa em uma ala só do guarda-roupa.

5- Chegou a hora de dobrar e guardar. Hoje existem no mercado alguns gabaritos para dobras. Mas você pode fazer o seu em casa com papelão ou um papel mais firme. Os gabaritos deixam as pilhas simétricas e fica mais fácil visualizar suas peças. Para fazer o gabarito meça a largura de seus nichos, e se forem nichos largos imagine quantas pilhas ficariam boas e divida o espaço. Na nossa galeria confira algumas dobras que podem te ajudar.

6- Não se esqueça das gavetas, normalmente as utilizamos para peças íntimas. Caso tenha várias gavetas, você pode colocar outros tipos de peças com dobras menores dispostas na vertical. Para as peças íntimas faça a mesma dobra em todas e utilize a mesma técnica. Em caso de sutiãs com bojo, coloque um na frente do outro em fila, nada de dobrar o bojo! Hoje existem diversos organizadores para peças intimas a venda, mas você pode fazer o seu também, há vários tutoriais na internet.

7- Posicione as roupas nos cabides todas para o mesmo lado, e deixe a frente das peças viradas para o lado em que você costuma chegar para abrir as portas.

8- Manter a organização não pode ser um fardo. Caso opte por usar gabaritos, deixe-os no lugar em que costuma dobrar as roupas depois de lavar. Seu guarda-roupas não vai se manter organizado se guardar as peças com pressa ou na indecisão da troca de looks ir deixando as peças amontoadas em algum canto. Separe um tempo do seu dia, ou da sua semana para guardar as coisas com calma.

Gostaram das dicas? Queremos ver a sua organização! Siga os passos e poste seu antes e depois no instagram! E pensando naquelas peças que estão esquecidas no roupeiro, que tal fazermos um “lookinho” com elas? Escolha uma peça que você não usa faz tempo, e prepare um look com ela. Faça um registo, poste no instagram e marque o @ ifrsfashionclass. Desafie de 3 a 5 amigas a fazerem o mesmo! Vamos estimular o consumo consciente e dar nova vida às nossas roupas!

Texto: Jéssica Petrykoski

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: