Encerrando a Semana Fashion Revolution 2020 no IFRS apresentamos a Ação 3: Desafio Zero Waste. Esta ação foi desenvolvida pensando nas formas de impulsionar o consumo consciente e minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos têxteis.
Visto que os processos produtivos são decisivos para o desenvolvimento sustentável, o objetivo principal da ação foi elaborar produtos de vestuário pela abordagem Zero Waste, ou seja, construindo moldes que possam ser encaixados com o máximo de aproveitamento do tecido.
O modelo da blusa infantil foi projetado para evitar qualquer resíduo têxtil pelas professoras Fernanda Caumo Theisen e Josiane Giotti. A seguir, as imagens apresentam a blusa confeccionada e o encaixe dos moldes mostrando o aproveitamento total do tecido ou com Resíduo Zero, a identificação de nome de cada parte do molde e suas medidas.

Desenvolver a modelagem sob a abordagem Zero Waste é uma, das tantas, estratégias produtivas que podem contribuir para a redução dos resíduos gerados no desenvolvimento dos produtos de vestuário. Nesse sentido, nos cursos que oferecemos no IFRS primamos por experienciar novos processos que possibilitem a produção mais sustentável.
Deixe um comentário