Conhecendo mais a Modelagem do Vestuário

Atualmente a busca pelo conforto e elegância são características básicas na roupa, independente do estilo. Nesse sentido, a modelagem é essencial ao resultado que se espera de um produto, visto que influenciará nas qualidades estéticas que torna o produto desejável, na funcionalidade da peça e na interação ergonômica dela com o usuário. Desta forma, a Modelagem no vestuário representa o projeto estrutural da roupa que é vestida pelo usuário.

A modelagem pode ser desenvolvida pelas técnicas bidimensional e tridimensional. A bidimensional, também conhecida como modelagem plana, apresenta duas dimensões, são elas: comprimento e largura. Quanto a forma de trabalho, é realizada traçando sobre o papel ou no computador utilizando o sistema CAD (Computer Aided Design ou Desenho Assistido por Computador), sempre sobre uma base plana. Por outro lado, a modelagem tridimensional, também conhecida como moulage (de origem francesa) ou draping (de origem inglesa), apresenta três dimensões, sendo comprimento, largura e profundidade. Nesta técnica o tecido é sobreposto ao manequim de modelagem ou ao corpo do usuário para a criação do molde, possibilitando simultaneamente criar e modelar.

Na criação de um molde utilizando a técnica bidimensional é imprescindível conhecer as medidas do corpo a ser vestido, enquanto que na técnica tridimensional o manequim apresenta as medidas anatômicas do corpo, sem precisar aferir anteriormente.

As técnicas bidimensional ou tridimensional podem ser utilizadas na indústria de confecção e são amplamente difundidas, contudo alguns profissionais modelistas acabam por se adaptar e, por vezes, dar preferência por uma ou outra técnica no desenvolvimento do molde inicial.

Na produção industrial que utiliza o sistema CAD, o molde feito em tecido pela técnica tridimensional deve ser planificado e transferido para o sistema, da mesma forma que o molde bidimensional traçado em papel, que deve ser transferido para o sistema. Os profissionais que atuam na área de modelagem são muito requisitados e, normalmente, escassos no mercado, já que a experiência acaba sendo uma exigência da maioria das indústrias. Desta forma, é muito relevante o treinamento em processos de modelagem por meio de cursos e práticas de aprendizagem, experimentando os resultados obtidos nas diferentes técnicas e em diferentes matérias-primas, sem perder o olhar das necessidades dos consumidores usuários. Só assim, estes profissionais estarão se preparando para a competitividade que a área tem demandado.

Nós do IFRS Campus Erechim ofertamos o Curso Técnico em Modelagem do Vestuário, para mais informações sobre o curso, acesse o link: https://ifrs.edu.br/erechim/cursos/tecnico-em-modelagem-do-vestuario/

Texto: Fernanda Caumo Theisen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: