Estratégias Transmídia e o caso Manu Gavassi

Imagem: Foto do Instagram de Manu Gavassi ao conseguir a liderança do Big Brother Brasil 2020 – Fonte: Instagram Manu Gavassi. Disponível em:  https://www.instagram.com/p/B-96UKwAq7I/  

Quarentena, televisão, Netflix, Amazon Prime, Globo Play, BBB…. Mesmo quem não gosta de Big Brother Brasil, e/ou não acompanhou o programa, ouviu falar na edição 2020. Resumindo, na edição do BBB 2020 a emissora Globo convidou pessoas famosas para fazerem parte do casting do programa. Entre essas pessoas estavam Manu Gavassi. Manu começou sua carreira como cantora, em 2009, e foi muito noticiada pelas mídias adolescentes da época, em especial pela revista Capricho. O fato é, ao entrar para o programa, Manu Gavassi organizou uma estratégia de Branding e Transmídia que deu super certo. 

Mas antes de explicar o que ela fez, vamos conceituar Branding e Transmídia. Branding são estratégias que as empresas podem empregar para fortalecer sua marca, seu nome, sua imagem. Essas estratégias podem apresentar diferentes focos, os mais comuns são:

  • Associações: destina-se a atribuir à sua marca associações positivas.
  • Fidelidade: objetiva tornar o cliente fiel a marca, não só na questão de consumo como na advocacia da marca.
  • Extensão: Aumentar o número de marcas, criar novas marcas para novos mercados, ou adentrar, com a mesma marca um mercado novo.

Logo, a estratégia que a empresa adota, depende do objetivo da empresa com sua marca.  Já transmídia é a ideia de uma mesma narrativa ser apresentada, simultaneamente, em mídias diferentes, como a televisão e a internet, por exemplo. Mas o mais interessante desse conceito é que ele revela o borramento entre público e privado que vivemos atualmente, e nos mostra o encurtamento entre as mídias, entendendo que os consumidores transitam entre diferentes mídias. 

Mas voltando à Manu, quais foram as estratégias que ela usou, e porque ela se tornou referência de Personal Branding e de Marketing Transmídia? Vamos lá:

  • Relação entre Instagram e Televisão: Manu deixou gravado um vídeo por dia de confinamento. Esses vídeos eram postados em seu Instagram, todos os dias. Nesses vídeos ela tentava manter uma estética de vestimentas e maquiagem, para que o público a reconhecesse, dentro e fora do BBB.
  • Provas e etapas do programa: na medida em que aconteciam provas dentro do reality, sejam destinadas à liderança, ou a outras vantagens, a participante também lançava vídeos sobre ter ganho, ou perdido a prova. Isso aumentou consideravelmente sua torcida, porque o público queria muito ver os vídeos, e/ou fotos que ela já tinha preparado para esses momentos.
  • Previsão de erros: sabendo que estaria sendo vigiada por 24hs por dia, e que a edição do programa não dependia dela. Manu também preparou vídeos se desculpando por possíveis gafes que poderia cometer (e cometeu) no programa. Ela também fez vídeos mostrando suas vulnerabilidades, deixando claro que ela não era perfeita. 

Ademais, Manu sempre atendeu a um público muito específico, seu conteúdo e suas músicas não tiveram o mesmo alcance que de outras cantoras. Por esse motivo ela se esforçou muito para que seu nome ficasse conhecido, criando uma imagem em cima dele, e se transformando em marca.

Se quiserem acompanhar mais profundamente sobre a Manu e o Marketing, ela deu uma entrevista muito esclarecedora para a Forbes: https://forbes.com.br/negocios/2020/05/estrategia-para-reality-show-transforma-manu-gavassi-num-case-de-marketing/

Texto: Priscila Gil Wagner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: