EaD – Educação a distância

Nos últimos meses muito tem se falado sobre a EaD, Educação à Distância, você conhece essa modalidade? Quer entender um pouquinho? Então vamos explicar brevemente para você.

A EaD é uma modalidade de ensino reconhecida, que oferece algumas possibilidades para as pessoas que buscam aperfeiçoamento ou formações específicas. Nela, existe uma certa flexibilidade de ensino, onde os alunos têm maior liberdade para organizarem-se. Oferece diferentes possibilidades, principalmente para aqueles que, por algum motivo não podem sair de casa ou muitas vezes, não conseguem conciliar os horários de estudo e trabalho, bem como demais compromissos e atividades.

A funcionalidade, o avanço e a popularização dos computadores e da internet proporcionaram novas formas de aprendizado e um crescimento do acesso à educação, onde barreiras de tempo e espaço que até pouco tempo separavam as pessoas foram quebradas. Com a EaD, o ato de aprender não depende mais da distância entre os alunos e as instituições.

“Na Educação a Distância (EaD), a tecnologia surge com um importante papel, possibilitando acesso a educação de qualidade a um número cada vez maior de pessoas, fundamentada na interação entre os participantes do processo educativo, na aprendizagem colaborativa, no estudo autônomo e na tecnologia (ASSIS, 2012 apud BORBIA et al., 2019). ”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vem com uma trajetória na Educação a Distância (EaD) que antecede a existência da própria instituição, (criada em dezembro de 2009) pois as instituições que originaram o IFRS já apresentavam experiências em alguns cursos. O IFRS oferece um conjunto de possibilidades na área da Educação a Distância. Vamos conhecer algumas delas?

• Oferta de cursos de extensão e formação inicial e continuada a distância para alunos de todo o mundo;

• Palestras e encontros sobre temáticas relacionadas à educação a distância e suas tecnologias;

 • Capacitação de servidores públicos (do próprio IFRS e de outros órgãos municipais, estaduais e federais);

• Desenvolvimento de cursos, palestras e capacitações sob demanda.

Atualmente, o IFRS possui uma ampla oferta de cursos de extensão e formação inicial e continuada a distância. Eles podem ser feitos por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Os cursos são totalmente online e não há encontros presenciais. Ainda, o cursista pode começar e terminar o curso quando quiser! Os cursos são ofertados em turmas semestrais, e cada curso possui seus requisitos para realizá-lo, como: ser professor em escola, ter finalizado o ensino fundamental, ou ter computador, por exemplo. Estas informações são divulgadas junto ao curso. Ainda, cada curso possui materiais próprios e regras para sua conclusão, igual ao que acontece em uma sala de aula tradicional. Portanto, para ser aprovado o estudante poderá ter que realizar um trabalho ou responder vários questionários, por exemplo. Todos os nossos cursos são sem tutoria, logo, você estuda no seu ritmo.

Quer conhecer os cursos disponíveis? Acesse: https://ifrs.edu.br/ensino/ead/cursosead/

Texto: Prof.ª Vania Goellner dos Santos Fante

Fontes:

ACCORSI, Maria Isabel; SILVA, Júlia Marques Carvalho da. Catálogo Institucional de Potencialidades em Educação a Distância do IFRS. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/CatalogoEaD_Agosto_2019.pdf, 2019. Acesso em: 25 Mai 2020.

BORBIA, Antonio Cezar; BRITO, Juliana Gomes de; KLAES, Luiz Salgado; MENDONÇA, Anny Key de Souza, SAFANELLI, Arcângelo Dos Santos. A educação a distância e a formação on-line em Santa Catarina: trajetória e possibilidades. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/201938/101_00029.pdf?sequence=1&isAllowed=y, 2019. Acesso em: 25 Mai 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: