Movimentos Estudantis: UJS

Os movimentos estudantis existem, oficialmente, no Brasil, desde os anos 1930. De lá para cá, eles têm crescido e lutado por diferentes frentes importantes para o nosso país. Um movimento estudantil é uma organização política onde os estudantes passam a ser protagonistas de lutas próprias. Através desses movimentos os estudantes aprendem mais sobre liderança, política, trabalho em equipe e democracia. Vale ressaltar que esses movimentos podem ou não estar relacionados à partidos políticos. Mas mesmo não estando são movimentos que são constituídos por regulamentos internos e funcionam através de mecanismos políticos.

Os movimentos estudantis foram protagonistas em muitas lutas e conquistas sociais brasileiras. Eles se engajaram contra a ditadura militar, a favor do movimento “Diretas já”, em prol da acessibilidade ao transporte público, e, mais recentemente, a favor do adiamento do Enem. Este último foi uma importante conquista dos movimentos estudantis no que se refere à equidade social.

Na postagem de hoje, apresentamos um depoimento de um estudante que participa ativamente da UJS – União Juvenil Socialista. A UJS iniciou na década de 1980, e participou de diversas conquistas dos direitos dos estudantes. Esse movimento tem por objetivos: “defender os direitos da juventude à liberdade, ao trabalho, educação, saúde, esporte, lazer e cultura; a divulgação e estudo do socialismo científico entre a juventude; defender a democracia, a soberania e a independência nacional; defender a natureza e o meio ambiente; promover e participar de eventos em conjunto com as associações culturais, profissionais, juvenis e outras, de acordo com as alíneas a, b, c e d deste artigo”. Esse movimento é bastante amplo e está presente em todos os estados do Brasil:

“Olá, me chamo Carlos Alan, mas todos me conhecem como Alan, estou no 5º semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda, então digamos que estou quase conseguindo meu diploma de Designer, porém, como todos sabemos, devido ao momento atual que estamos enfrentando de pandemia, este sonho teve que ser adiado.

 Com as aulas paralisadas gostaria de contar para vocês o que eu tenho feito durante o tempo em que estou em isolamento social. Eu faço parte da União da Juventude Socialista, e que é a maior organização de juventude do Brasil, e atua no movimento estudantil e causas sociais. Em Erechim, tenho um papel importante, que é de Presidente. Este cargo tem a responsabilidade de organizar e mobilizar os jovens da cidade. 

Mesmo com a pandemia continuamos atuando, o que era antes uma passagem em salas de aulas, fazemos agora de forma online, mobilizando pessoas para lutar por direito de igualdade para todos, seja por ensino, saúde, moradia, alimentação ou pela democracia, mas sempre respeitando o isolamento social. 

Atuamos em Erechim na mobilização de inscrição de pessoas carentes no programa de auxílio emergencial, doação de máscaras e arrecadação de alimentos em parceria com outras organizações. Além disso, a UJS tem oferecido cursos online para todas pessoas de forma gratuita, com diversos temas contemporâneos, tem ajudando na formação de nossos militantes e de qualquer pessoa que tenha interesse em participar, com os ministrantes mais renomados da ciência e da política. 

Essas ações têm se mostrado de grande importância para minha formação como cidadão, estou sempre na busca por aprendizado, e a partir disso posso reivindicar direitos. Para finalizar, gostaria de deixar um trecho do Manifesto da UJS, que foi escrito há 35 anos e que se mostra bastante atual: ‘Nele exigiremos direito à saúde, à habitação e ao futuro. A natureza será protegida como será protegido o nosso povo […] O povo aprenderá a linguagem dos computadores e da Internet, mas não deixará de lado o seu hábito de diálogo franco e seu contato social permanente’”.

Se quiser saber mais sobre a UJS, acesse o site: https://www.ujs.org.br/. E se você faz parte de outro movimento estudantil e quer compartilhar conosco as ações, nosso blog está aberto para todos!

Texto: Carlos Alan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: