Diário da Quarentena: Livro Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel

Chanel é um nome mundialmente conhecido tanto pela marca como pela grandiosidade de Gabrielle “Coco” Chanel. Ela criou a moda para o mundo moderno. Muito já foi escrito sobre essa personagem lendária. Entre tantos livros publicados está a biografia escrita pelo jornalista Hal Vaughan intitulada “Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel” da editora Companhia das Letras.

Nesse livro Vaughan, que já foi diplomata dos Estados Unidos e atuou em operações da CIA, detalha o envolvimento amoroso de Chanel com o alemão Hans Günther von Dincklage, ou Spatz (“pardal” em alemão), que era um agente da Gestapo e não um mero playboy, como a maioria das biografias da estilista retrata. Conforme o autor, Chanel, além de um ícone da alta costura, foi colaboradora oficial da agência de inteligência alemã e sua missão seria articular uma aproximação com os ingleses. Val Vaughan constrói sua narrativa voltada à Paris ocupada e revela detalhes da colaboração de Chanel com altos oficiais nazistas entre 1941 e 1944. Além disso, o livro revela aspectos constrangedores de figuras de destaque da política e de membros da realeza europeia.

Vale deixar registrado que em 2011 a marca Chanel, por meio de um comunicado, refutou a notícia que a estilista seria uma agente a serviço dos nazistas durante a Segunda Grande Guerra (1939-1945). A grife defendeu a versão de que Coco Chanel teria sido uma “intermediária”, que teria tentado um acordo de paz entre os Aliados e o Eixo, usando de sua amizade com Winston Churchill, premiê britânico naquele momento. A grife também reconheceu que existem diversas versões em torno do papel de Chanel na Segunda Guerra, e por isso os fatos sempre serão um ministério.

Enfim, é notório que a biografia escrita por Vaughan causou grande desconforto. Esse livro intrigante e com elementos de thriller de espionagem é uma ótima opção de leitura, mas sugiro também a apropriação de outros livros sobre mademoiselle Chanel para um melhor conhecimento sobre essa figura emblemática do mundo da moda.

Aproveitem a Leitura!

Texto: Camila Carmona Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: