Consumo consciente durante a Quarentena

Hoje é muito comentado e discutido a questão da sustentabilidade na área da Moda e isso está também atrelado ao consumo consciente, e essa é uma das tendências que tomaram força nos últimos anos. Estamos confinados no momento, mas ainda precisamos pensar em como estamos consumindo. O Sociólogo Dario Caldas comentou em uma conversa com a consultora de comunicação e negócios de Moda, Andreia Meneguete, sobre as mudanças que estão ocorrendo durante esse cenário de pandemia, ele chama de “transformação de redes sociais em redes emocionais”. Em uma consultoria mais recente para o Jornal Folha de São Paulo, juntamente com outros analistas de tendências, ele concorda com o fato de que o consumo com propósito está em alta no ano de 2020.

Agora, mais do que nunca as pesquisas para compra online estão aumentando, e vender online está virando rotina. Empresas que antes não valorizavam a questão tecnológica, agora não dispensam um bom profissional na área. Segundo Caldas, a pandemia trouxe à tona as questões de sustentabilidade e também a importância do bem estar emocional aumentando o consumo pela internet. Mas será que todo esse consumo é consciente?

A melhor forma de avaliar nosso consumo é usar o princípio dos 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Quem nunca abriu o guarda roupas abarrotado e pensou que não tem nada pra vestir? Ou achou uma peça de roupa que comprou mas usou uma ou duas vezes? O princípio Reduzir começa aí, no seu guarda roupa! E, que tal dar uma cara nova naquela jaqueta que você ama mas tá batida?

Upcycling é o nome da tendência em ascensão que vem sendo o entretenimento de muitos dos confinados pela quarentena. E aí já encaixa o segundo princípio Reutilizar, a um clique de distância está aquele vídeo tutorial para deixar suas roupas de cara nova e sem precisar gastar muito.

E o terceiro princípio de Reciclar, é responsabilidade de todos nós ,e, principalmente, das empresas que trabalham com o fast fashion. É muito importante saber se a empresa que você está comprando toma medidas de sustentabilidade para o reaproveitamento de material ou o seu descarte correto.

Mas se você quer ser ainda mais prático, o consumo consciente pode ficar ainda mais simples: compre em brechós! Ao comprar em brechós, você com certeza vai estar reduzindo e reutilizando peças que poderiam estar em um guarda roupa abarrotado ou em um depósito, ou pior ainda, em um aterro levando anos para se decompor. Um dos maiores brechós do Brasil, a Troc recebe em média mais de 700 peças por semana, peças que passam por uma minuciosa curadoria e colocadas à disposição dos clientes online. “O second hand não é uma cultura no Brasil. Não temos muitos bazares e brechós ainda. E nós achamos que isso pode e deve mudar” afirma a Fundadora da Troc, Luana Toniolo.

Podemos encontrar brechós de vários estilos e com trabalhos variados incluindo o Upcycling, o tie dye as estamparias naturais, etc. Pensando na nossa região (Alto Uruguai Gaúcho) separamos alguns brechós incríveis e marcas de slow fashion que estão por dentro das tendências. Aproveite para explorar, se inspirar e apoiar os empreendedores locais, segue a lista:

  • Collab Custom @collab_customart 
  • Brô @brecho.bro
  • Katze Brechó @katze.brecho
  • ODD @oddlikeme
  • Cris Gentleman Brand @crisgentleman_brand
  • Divina @divinaslowfashion
  • Reuse Clothing Erechim @reuseclothing.erechim

Bom consumo consciente para você!!

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: