Revista Viver IFRS

Hoje a dica é conhecer a Revista Viver IFRS! Na tarde do dia 11 de agosto, durante o evento “Extensão em Diálogo”, ocorreu o lançamento oficial da Revista da Pró-reitoria de Extensão Viver IFRS – edição nº8/2020.

Tendo em vista a exigência de assegurar a realização de programas e projetos de extensão nos currículos dos cursos de graduação, esta edição inicia com a entrevista “Extensão no currículo”, nela Lucas Coradini, Pró-reitor de Ensino do IFRS, fala sobre como o IFRS prepara-se para a transformação nos cursos de graduação. Enquanto Maria Araci Magalhães, pró-reitora de Extensão do IFNMG e Ricardo M. Dias Cardozo Pró-reitor de Ensino do IFNMG, compartilham suas experiências e os desafios da inserção da extensão nos currículos.

Em seguida são apresentados 22 relatos de ações de Extensão, sendo a maioria desenvolvidas no IFRS, os quais mostram a interação entre a instituição e a comunidade. Dentre os relatos, cinco são resultados de trabalhos produzidos no Campus Erechim, os quais são descritos abaixo: 

As Ciências Humanas no Campus Erechim: perspectivas e desafios

Giovane Rodrigues Jardim, Gleci Iria Budrys Lerin, Tainara Biavatti, Carlos Alan de Souza

Diferentes religiões

Miguelângelo Corteze, Elisa Pilotto

Oficinas sociais: integração com a comunidade

Fernanda Caumo Theisen, Natálie Pacheco Oliveira, Alessandra Tonin Incerti, Cleici Naiara Rios Reolon, Gleci Iria Budrys Lerin

Marketing digital para organizações de pequeno porte

Sidnei Dal Agnol, Jeferson Bottoni, Glaucia Karina Martofel

No contexto do IFRS,  as ações de extensão são compreendidas como práticas acadêmicas que interligam a própria Instituição nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas das comunidades de abrangência de suas unidades, contribuindo para a formação de um profissional cidadão e se credencia junto à sociedade como espaço privilegiado de produção e difusão do conhecimento, priorizando a superação das desigualdades sociais (IFRS, 2020).

O relato “Oficinas sociais: integração com a comunidade” é um exemplo disso. Deste projeto participam docentes, servidores técnicos e discentes das áreas de Moda e Vestuário do Campus. Por meio da oferta de cursos de capacitação para pessoas de comunidades da região de Erechim, o projeto foi desenvolvido em parceria com instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social e com indústrias de Confecção da região. A principal matéria prima dos produtos desenvolvidos nos cursos foi o resíduo têxtil das indústrias parceiras. Foi um projeto que envolveu a comunidade e contribuiu na qualificação dos participantes permitindo a sua inserção no mundo do trabalho ou a obtenção de renda extra, e assim estimulando a cidadania e autoestima com vistas a consciência ambiental e ao desenvolvimento regional.

Para conhecer mais desta e outras publicações acesse  Revista Viver IFRS no Portal de Periódicos!

A Revista está com submissão aberta até 18 de outubro/2020. Serão aceitas submissões de relatos de ações de extensão desenvolvidas em até três anos da data da publicação da revista, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar) e Sul-rio-grandense (IFSul).  Confira as orientações para submissão.

Texto: Fernanda Caumo Theisen

IFRS. O que é Extensão?.  2020. Disponível em: <https://ifrs.edu.br/erechim/extensao/o-que-e-extensao/>. Acesso em 20 ago. 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: