Diário da Quarentena: Trabalhos Manuais para estimular a criatividade.

Nesse post vou compartilhar com vocês um hobby que me ajuda muito a estimular minha criatividade: O Bordado!! Também vou apresentar outros trabalhos manuais que são ótimas companhias para passar o tempo. 

Atualmente eu, Yolanda, trabalho com bordados decorativos (@yoyofernandes_), mas começou como um hobby, eu queria aprender uma habilidade diferente e vi algumas idéias legais no Pinterest e quis tentar. Pra começar a bordar precisei encontrar um bastidor, linhas, agulha e algodão cru, e encontrei alguns vídeos tutoriais no Youtube para aprender alguns pontos simples. Existem vários estilos de bordado: Bordado livre, Ponto Cruz, Bordado russo, Bordado vagonite, e outras variedades. Nesse post vou focar no bordado livre, por ser mais simples de aprender e como o nome já diz é livre. 

O bordado Livre permite que você crie um desenho de qualquer formato usando vários pontos diferentes, os pontos mais comuns usados no bordado livre são o ponto atrás, a correntinha e o ponto haste. Só com esses pontos básicos você consegue criar uma arte manual muito legal. Outra vantagem de praticar o bordado é que essa atividade ajuda a nossa mente a se concentrar mais e também estimula a criatividade o que reduz o estresse acumulado, atualmente causado pelo isolamento social. 

Mas afinal, o que é e pra quê serve um bastidor? O bastidor é uma ferramenta que auxilia na hora de bordar, ele estica e firma o tecido de uma forma que o bordado não fique torto ou puxe o tecido. O bastidor pode ser redondo, oval e até quadrado, alguns vem com uma regulagem que permite afrouxar ou firmar mais o espaço reservado para o tecido. Mas nem todo bordado é limitado para o bastidor, você também pode bordar em uma peça de roupa, em um chapéu ou em qualquer outro tecido, como por exemplo em sarja, denim, algodão, linho, lã, etc.

Como qualquer outro trabalho manual o bordado exige prática e paciência de início, pode ser que a linha enrole ou arrebente e pode acontecer até da agulha quebrar, mas algo que me ajudou bastante foi tirar dúvidas e conversar com pessoas que como eu também estavam aprendendo. Encontrei no Facebook um grupo chamado Clube do Bordado (@clubedobordado), aprendi vários pontos novos e também algumas dicas de como economizar linha na hora de bordar, entre outras coisas que a plataforma oferece. Hoje, o clube do bordado, oferece cursos e produtos que promovem a cultura do Feito á mão, é um ótimo guia pra começar a desenvolver essa nova habilidade! 

Outro trabalho manual que eu aprendi em casa e que me ajuda a passar o tempo nessa quarentena, é o crochê. Como eu sou bem do contra, comecei logo pela técnica mais difícil: o Amigurumi, o que é isso? O Amigurumi é uma técnica milenar japonesa de confeccionar bonecos de crochê ou tricô, o termo amigurumi (あみぐるみ) significa literalmente pelúcia de crochê. Para aprender, parece difícil mas é incrivelmente relaxante, os pontos usados são os mesmos do crochê comum, e é super fácil encontrar receitas de bichinhos de pelúcia, móbiles e almofadas. Um dos fatos interessantes sobre essa técnica de crochê, que foi até comprovada cientificamente, é que o amigurumi é um calmante ideal para bebês recém nascidos, pois a sua textura lembra o bebê do útero da mãe e faz ele se sentir seguro.

Já que apresentei tantas dicas legais vou deixar uma ajudinha prática de bordado e amigurumi pra você tentar em casa. Espero que vire um novo hobby e que ajude você a aumentar sua criatividade!! 

Vídeo Tutorial Bordado em Calça Jeans:

https://www.youtube.com/watch?v=boYXtwYZmQk&list=PLla1ALtKst1bWBtyAcYIHb9o–XgZD1e8&index=32

Vídeo Tutorial Amigurumi do Zero:

https://www.youtube.com/watch?v=AilLf-Ql4iQ&list=PLg9PecRhzeIskeUhp_CdtKikd34P76-hh&index=1

Texto: Yolanda S. Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: