Tudo bem não estar bem

Por que setembro amarelo? Comecei a pesquisar o porquê da cor amarela para representar a luta pela vida, a primeira coisa que me veio à mente foi o Girassol, eu amo essa flor e notei que nunca tinha pesquisado o que ela significa, então achei a seguinte definição: “De acordo com a sabedoria popular a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O girassol também pode representar altivez.”

(fonte: https://www.significados.com.br/flor-de-girassol/)

Entusiasmo, Vitalidade e Altivez também são representantes da cor amarela, achei tão extraordinário descobrir isso e acredito que realmente seja a melhor definição para identificar a luta pela vida. 

E por que Setembro? Desde de 2003 o dia 10 de Setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio por isso o mês de setembro foi escolhido no Brasil para a campanha de prevenção ao suicídio que começou em 2015, com o objetivo de promover eventos que abram espaços para debates sobre o suicídio trazendo uma divulgação da importância de se discutir sobre esse tema. Você sabia que o estado do Rio Grande do Sul tem a maior taxa de mortes por suicídio do Brasil? São 10,2 suicídios por cem mil habitantes. O suicídio é um problema de saúde pública e uma das principais causas de morte no mundo: a cada 40 segundos uma pessoas comete suicídio.

(fonte: http://www.conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/809-um-suicidio-ocorre-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-organizacao-mundial-da-saude)

Estamos enfrentando uma verdadeira pandemia desde o início do século XX, o número de pessoas diagnosticadas com Depressão hoje, é muito alto e cresce cada vez mais, sem contar em muitos casos não diagnosticados que não chegam a ser tratados. A depressão é uma doença que os médicos ainda não souberam dar uma causa, e infelizmente ninguém é imune. Vivemos em uma época que, apesar do grande avanço tecnológico nas áreas da Medicina, ainda é um grande obstáculo prevenir ou curar a Depressão, e os ambientes dentro da nossa sociedade são nocivos para aqueles que estão carregando esse peso. 

Como identificar a depressão? Somos criados para viver em sociedade, e no decorrer da vida ouvimos frases do tipo: “vai chorar por causa disso?”, “você não pode ser tão sensível”, “para de chorar por qualquer coisa”, “isso é frescura sua”, “homem não chora”, “todo mundo tem problemas”, “você tem que se ajudar”, e por aí segue uma imensa lista de frases  que muitos de nós já ouviu e até já falou… Decidimos fazer uma série especial para esse mês para incentivar a conscientização e a importância de falar sobre os nossos sentimentos, ansiedades, e problemas que não conseguimos carregar sozinhos. Afinal tudo bem não conseguir, tudo bem não estar bem, vamos falar sobre isso e tirar o peso do peito. Na semana que vem vamos trazer um informativo de como identificar a depressão e que passos dar para aliviar a dor, compartilhe com seus amigos e acompanhe a série de posts deste mês para entender todos os pontos de vista envolvidos nesse tema tão importante.

Espero você na próxima semana, e lembre-se você não está sozinho!! Encontre ajuda, fale com um profissional, ligue 188 e receba apoio emocional. 

Texto: Yolanda Fernandes e Psicóloga Cristina Confortin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: