TENDÊNCIAS NO TÚNEL DO TEMPO: Belle Époque

Nessa nova série do blog, vamos ver quais foram os acontecimentos marcantes que moveram o mercado da Moda em cada década a partir dos anos 1910! Vamos fazer uma viagem no tempo e conhecer os ícones de Moda e quem influenciava os consumidores de cada época. Explorar o passado vai trazer novas ideias e visões sobre o que estamos vestindo, e hoje, mais do que nunca, precisamos estar informados sobre movimentos sociais que mobilizam a indústria da Moda e influenciam o consumo.Vamos tratar de assuntos que ajudaram a evolução da modelagem e da expressividade, e vamos compor look com peças inspiradas nas tendências de cada década que podemos trazer de volta pro guarda roupa nos dias atuais. Hoje vamos voltar nos anos 10! Está pronto para começar a viagem? 

Mais conhecida por Belle Époque, os anos 10 foram marcantes, pela ostentação e pela guerra. Nesse período podemos identificar uma grande mudança na Moda e avanços tecnológicos que foram muito significativos para nós do futuro! Vamos começar falando das roupas pomposas do período antes da guerra (final do século XIX até 1914 com ínicio da Primeira Guerra Mundial), na imagem a seguir você pode ver os looks mais ostentados da época, sim, os homens também prezavam por uma cintura mais fina que representava elegância e status social.

Mas em 1914 iniciou a Primeira Guerra Mundial, levando muitos países para uma crise econômica muito forte, a ostentação já não era o principal objetivo e as roupas práticas de trabalho começaram a virar referências de Moda. Nessa fase foi desenvolvido, para equipamentos de guerra, o nylon, um tecido leve e de alta resistência que mais tarde se tornou indispensável para o guarda roupa feminino (anos 1930).

Mas você já parou pra pensar se no seu guarda-roupa tem alguma peça inspirada na Belle Époque? Bom, se você encontrar lá um blazer alongado e calças de cintura alta, saiba que são peças inspiradas na Moda dos anos 1910! Bem como o drapeado e os bolsos militares que foram referências fortes desse período.

Para concluir: os Influencers! No período antes da Guerra muitos seguiam as tendências baseadas no que a realeza europeia vestia e o principal influenciador era o Rei Eduardo VII, da Inglaterra. Seu gosto pessoal era na silhueta em forma de S ou seja espartilho bem apertado que muitas vezes comprimia tanto o corpo que quebrava algumas costelas! É, foi uma época muito bela mas muito dolorida. Outra figura muito conhecida foi Paul Poiret que influenciou muito a silhueta feminina por libertar as mulheres do espartilho e introduzir uma Moda mais prática e ainda muito elegante, o auge de sua carreira foi os anos antecedentes à Primeira Guerra Mundial deixando um legado muito importante para a Moda moderna.

Espero que vocês tenham gostado da nossa viagem! Já estou preparando o roteiro para a próxima, os anos 1920! Até lá e bom final de semana!! 

Fontes:

shorturl.at/qvIL0

Livro História da Moda: Uma narrativa

https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,paul-poiret-o-estilista-que-criou-a-silhueta-feminina-do-seculo-20,20395

Imagens e edição: Canva e Unsplash

Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: