TENDÊNCIAS DO TUNEL DO TEMPO: Anos 20

Estamos de volta com a máquina do tempo e hoje vamos viajar de volta para os Anos 20!! Bom, primeiramente é necessário dizer que foram tempos de grande adaptação por causa das guerras, as roupas precisavam ser práticas e por isso as influências Eduardianas da década anterior foram perdendo sua força. Após a Guerra a silhueta feminina já não era tão focada na cintura, bem pelo contrário os vestidos eram em formato de retângulo e iam até o tornozelo, já para os homens a imagem de juventude era mais importante que o conceito de poder da década passada. Colarinhos mais baixos e calças de cintura alta também deram mais conforto na vestimenta masculina.

Na imagem abaixo você pode ver alguns dos looks anos 20 mais populares.

Que referências daquela época podemos encontrar no nosso guarda roupa? Bom as calças de cintura altíssima masculina acabaram eventualmente parando no guarda roupa feminino. O que perdurou até hoje é a saia marinheiro que talvez alguns conheçam por saia colegial, aquela que a Cher (As patricinhas de Beverly Hills) usaram no seu icônico conjuntinho, mas calma que logo vamos chegar nos anos 90.

O que dizer das influencers dos loucos anos 20? Os anos do jazz trouxeram muitas influenciadoras que deixaram sua marca na história. Vamos começar por Louise Brooks, atriz , modelo e dançarina que popularizou o corte de cabelo que se tornou símbolo das Melindrosas, termo que foi usado para o novo estilo de vida das mulheres nos anos 20. Outra que também contribuiu para o novo estilo feminino foi Clara Bow, famosa atriz do cinema mudo que influenciou as mulheres a usar uma maquiagem mais ousada que inclusive serviu de inspiração para a criação da personagem de desenho animado Betty Boop. Mas quem revolucionou TUDO foi Coco Chanel! Precisaríamos de um post no blog apenas para listar todos os efeitos que Coco causou na Moda, mas para resumir brevemente, Coco fez a diferença e eternizou o Tailleur como uma roupa elegante e ainda assim extremamente confortável. Ela também introduziu uma modelagem inspirada no guarda roupa masculino e tirou a fama de luto dos looks pretos deixando a Moda mais minimalista, prezando o conforto e a elegância. Toda essa influência começou com um chapéu, o cloche (sino em francês). 

Como foi uma época de grandes ídolos de cinema, separei alguns dos influencers que já tinham conquistado seu espaço nas telonas. Rudolph Valentino, ator que cativava os corações das moças, também ganhava o respeito e admiração dos homens que se vestiam e adotavam o estilo dele. E também, teve o Eterno Charles Chaplin que fez muitos rirem e chorarem com suas produções geniais que além de entretenimento gerava questionamento sobre os comportamentos sociais, ou seja, Chaplin era o militante dos anos 20. 

Na imagem abaixo veja quem foram os grandes nomes mencionados acima.

Mesmo durante e após a Guerra tanto a Moda como a Cultura tomaram seu espaço com mais força e muitas mudanças foram chegando, acompanhe a série para ver como os anos 30 trouxeram ainda mais liberdade e variedade na Moda! Espero você para o nosso próximo passeio! Bom final de semana!

Fonte: A Roupa e a Moda: Uma história Concisa – James Laver

https://bellatory.com/fashion-industry/Women-and-Fashions-of-the-World-War-I-Era-Clothing-of-1914-1920

Texto e imagens: Yolanda Fernandes

Um comentário em “TENDÊNCIAS DO TUNEL DO TEMPO: Anos 20

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: