Projeto Núcleo de Memórias do IFRS

Já ouviu falar no NuMem? ENTÃO, é um núcleo que já foi mencionado antes, aqui nos posts do blog, e que tem várias ações muito interessantes. Para que vocês conhecessem melhor esse núcleo resolvi juntar algumas informações aqui, para incentivar todos a conhecer onde podemos  encontrar os vestígios históricos do Instituto Federal ao longo de 13 anos. 

Começando pelos seus objetivos, o NuMem é uma iniciativa para guardar as memórias e preservar as ações de identidade do IFRS como forma de auto reconhecimento no importante papel que a instituição têm desempenhado no desenvolvimento da educação Profissional e Tecnológica. Uma forma de conhecermos a história do nosso campus e também de toda a instituição federal é pesquisar os arquivos históricos, seja fotos, documentos, vídeos ou qualquer outro tipo de material. E essas pesquisas nos aproximam e também nos incluem na história de desenvolvimento educacional e social do IFRS. 

Em seu espaço virtual o Núcleo de Memórias propõe um convite a todos a conhecer a História do IFRS por meio de uma linha no tempo, e também conta com uma aba onde podemos ver as ações desenvolvidas desde o ano de 2012. Na biblioteca virtual reúne acervos digitais publicados pelo IFRS, como artigos, dissertações, teses, entre outros. 

A proposta do Núcleo de Memórias é promover um espaço virtual interativo e permanente que visa motivar o desenvolvimento de projetos e ações sobre a memória da instituição. Então é como um pequeno museu onde podemos acompanhar a história do Instituto e podemos também colaborar com ela. 

O NuMen também colabora com outros projetos dos campi que tem o mesmo objetivo de coletar informações e dados do Instituto por isso os trabalhos são em conjunto. Recentemente o NuMen solicitou à um Professor coordenador de projeto aqui do campus Erechim uma oficina de podcast, ou seja pode ser que além da plataforma virtual vamos ter ainda mais uma opção de acesso aos acervos históricos do IFRS. 

Se você ficou curioso com esse material histórico sugiro que visite a página do projeto do Núcleo de Memórias do IFRS, você pode acessar nesse link: NuMen

Texto: Yolanda Fernandes 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: