Tendências do Túnel do tempo Anos 30

É sexta feira novamente e eu já estou equipada para mais uma viagem no tempo, hoje vamos voltar para a década de 1930! 

Vamos começar com um pouco de contexto histórico, essa década já começa em crise com a queda da bolsa de valores de Nova York em 1929, muitos ficaram desempregados e as empresas estavam falindo uma a uma. Como já vimos antes, nessas épocas de crise a Moda não ousa muito, por isso homens e mulheres estão se vestindo com menos entusiasmo e glamour. 

As mulheres de 1930 mudaram bastante seu visual, o cabelo curtinho e o estilo flapper estava sendo substituído por cabelos longos e vestidos com corte enviesado, evasês, que eram a inovação em modelagem na época. Outra técnica na área da modelagem que ascendeu nessa época foi o drapeado, inspirados nas antiguidades clássicas. 

Os homens estavam seguindo o ar esnobe das roupas formais, mas mantendo acessórios e estilos, com um pouco de rebeldia jovem, presentes no Look. O chapéu fedora era a tendência mais forte da época e com ele todos os homens se sentiam  como os atores de cinema. Clark Gable era uma grande referência, em uma cena de um filme ele fez a venda de camisetas cair ao aparecer de camisa sem a tradicional roupa de baixo. 

Na imagem abaixo você confere os Looks da década de 30 com mais detalhes:

Os Influencers da década de 30 são os glamourosos atores e atrizes de cinema, mas também temos os incríveis designers que fizeram história na Moda. Alguns dos nomes mais importantes são Marlene Dietrich, ela foi uma super estrela de cinema que exalava luxo e elegância e também foi uma das atrizes mais bem pagas na época. Outro nome muito importante é Katherine Hepburn, indicada 12 vezes ao Oscar, era uma grande atriz de cinema que também foi considerada uma estrela, super celebridade durante a década de 30. Ainda outra super diva das telonas era Greta Garbo, ela era famosa o bastante para escolher suas atuações e até recebeu indicação dupla para o Oscar de melhor atriz. Todas essas mulheres incríveis eram o padrão máximo de beleza e seu estilo estava a venda para quem pudesse ser como elas.

Ainda hoje vemos muitas referências dos anos 30 nas passarelas de marcas como Chanel, Dior e outras que construíram seu legado com base na Moda dessa época e a gente sabe que a Moda é cíclica, dessa forma o que vestimos hoje poderá ser vestido em qualquer outra época, basta entrar em tendência.

Na década de 30, Coco Chanel continuava com seu império em ascensão e, ao mesmo tempo, outras Designers surgiram no cenário como a rainha dos drapeados Madame Grés que fazia vestidos incríveis com os drapeados feitos com muita habilidade. Nessa época abrem as primeiras Boutiques, lojas com produtos em séries dos mais requisitados estilistas. Nas imagens abaixo algumas das influencers e os designers de destaque da década de 30.

No final da década de 30, se inicia a Segunda Guerra Mundial que traz muitas mudanças, novamente, ao cenário mundial e consequentemente na Moda. Espero você para nossa próxima viagem rumo aos anos 40!! 

Fontes: Livro História da Moda – Uma narrativa 

Livro a Roupa e a Moda: Uma história Concisa

Blog Moda de Subculturas (http://www.modadesubculturas.com.br/ )

Edição e Imagens: Canva, Unsplash e Getty Images. 

Texto e imagens: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: