Ação do IFRS Fashion: A memória construindo o futuro – Dóris Spohr

Foto: Andrea Graiz

Aconteceu nessa última sexta-feira uma palestra muito especial com Dóris Spohr, durante a aula de história da Moda da professora Camila. E eu assisti e registrei tudo pra compartilhar aqui com vocês! 

Pra começar deixa eu apresentar a Dóris, ela é esposa do famoso estilista brasileiro, Rui Spohr, que foi um dos primeiros estilistas gaúchos a estudar Moda em Paris. Mais tarde, ele fundou seu ateliê juntamente com sua esposa. Dóris acompanhou a carreira de seu marido por 60 anos e sempre foram parceiros de trabalhos, já no início de sua palestra ela menciona como era a estratégia deles para se entenderem tão bem: “no ateliê falávamos sobre trabalho e no caminho para casa também, mas dentro de casa não era permitido falar de trabalho”. 

Ela contou como era incrível trabalhar com seu marido e também disse que um dos vestidos que ele confeccionou, o de noiva de Ieda Vargas (Miss Universo 1963), está guardado em seu acervo pessoal, Dóris considera esse um dos trabalhos mais importantes de Rui. Além do vestido de Ieda Vargas, Rui também vestiu a Primeira Dama do Rio Grande do Sul, Scila Médici, e criou os uniformes femininos da Brigada Militar, que são usados até hoje. 

Durante a palestra, Dóris se emocionou ao falar dos desfiles da Madison que ocorriam em uma linda catedral de Porto Alegre, ela falou como eram feitos os preparativos e que sua melhor lembrança era de ouvir os aplausos no final de cada desfile. Com certeza saber que está fazendo parte da história da Moda traz à tona muitas emoções, inclusive uma frase que Dóris usou em sua palestra mostra muito bem sua experiência: “A Moda só é um sucesso quando vai de encontro a uma necessidade”. 

O tópico mais importante da palestra era sobre como as memórias do passado contribuem para o futuro, e Dóris enfatizou isso dizendo que estamos todos baseados no passado e assim como é importante estarmos bem informados quanto ao que está acontecendo, também é importante estar ciente da história da Moda, afinal “a moda é o setor que mais necessita de informação..” 

Já finalizando a conversa Dóris contou como foram os últimos anos de Rui, ele foi diagnosticado com Parkinson e faleceu em Abril de 2019, mas seu trabalho foi muito importante sendo um dos pioneiros na história da Moda Brasileira. 

Foi uma oportunidade muito especial ter acompanhado essa palestra e espero que vocês também tenham gostado dessas experiências emocionantes. Vejo vocês na sexta! 

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: