TENDÊNCIAS NO TÚNEL DO TEMPO – Anos 40

Olá pessoal! Chegou a sexta feira e hoje é dia de séries, vamos viajar no tempo? 

Vamos voltar para a década de 1940 onde tem muita coisa acontecendo, o contexto histórico é de guerra e isso gerou muitas mudanças no cenário mundial e essa situação também teve uma grande influência na Moda. As roupas de inspiração militar atravessaram a década de 30 e continuam em voga até 1945, mas esse estilo continua muito presente até os dias atuais, mesmo de forma sutil. Na imagem abaixo confira os detalhes da indumentária feminina e masculina ao longo dos anos 40.

A era de ouro do cinema americano continuava a todo vapor durante a década de 1940 e o que as atrizes e celebridades da época usavam era o que guiava as tendências dessa época. Na Moda surgiu o inesquecível e icônico New Look, criado pelo Designer Christian Dior, estilo revolucionário que surgiu após a Segunda Guerra Mundial, ressurgindo uma mulher mais feminina e sensual para destacar a silhueta de forma elegante. Outra tendência muito importante de mencionar aqui nessa época é a meia calça de nylon que antes da guerra era um acessório indispensável, e com o início da guerra o nylon e a seda estavam em falta, o que levou as mulheres a pintarem uma falsa linha de meia calça parte de trás das pernas, imitando as costuras. Veja abaixo as principais tendências que tomaram força nos anos 40.

Os Influencers da década de 40 eram destacados por seu sucesso na Moda como Christian Dior, Balenciaga, Nina Ricci, Charles James e outros que estavam em ascensão e também eram destacados as celebridades do cinema que também influenciava o estilo de vestir e se arrumar das pessoas, como por exemplo, Bette Davis, Joan Crawford, Veronica Lake e outras divas que deixaram sua marca na história. Outro importante destaque desta década foi Carmen Miranda, sendo a primeira Brasileira a lançar Moda em Hollywood, o chamado Mirandalook. Suas características latinas e seu visual super tropical  fizeram de Carmen uma celebridade nos EUA, e ela se tornou uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood. Veja abaixo os principais Influencers dos anos 40.

Gostaram da nossa viagem? Eu gostei muito! Particularmente a década de 40 é a minha preferida com toda a sua diversidade e ao mesmo tempo com sua carga histórica que foi de grandes mudanças para o curso do nosso futuro. Espero que você também tenha gostado tanto quanto eu! Vejo vocês na próxima, bom final de semana! 

Texto: Yolanda Fernandes

Fontes:

História da Moda: uma narrativa. – João Braga

blog fashion network 

1940: Militarismo, New Look e Carmen Miranda

Anos 40 – A Moda e a Guerra

Edição de imagens: Canva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: