TENDÊNCIAS NO TÚNEL DO TEMPO: ANOS 50

Olá viajantes do tempo! Hoje vamos voltar aos anos 1950 e ver o que as meninas e os meninos vestiam e quem inspirava as tendências dessa época. Aperte bem os cintos que a viagem já vai começar. 

O cenário pós guerra deixou a economia de muitos países debilitada e por um período ainda houve racionamento em tecidos. O “New Look” atravessou a década sendo uma referência de jovialidade e inovação, deixando para trás o sóbrio look militar. Com o fim da escassez dos cosméticos do pós-guerra, a beleza se tornaria um tema de grande importância. O clima era de sofisticação e era tempo de cuidar da aparência. Nessa época surgiram na Europa muitas marcas de cosméticos que vemos até hoje, como por exemplo, a Clarins que em 1957 inovou o setor lançando produtos à base de plantas. 

A década foi marcada por uma ascensão da alta-costura, mas também por subculturas como os teddy boys, rockers e beatniks. Subversivo, o estilo rocker incluía camisas brancas, jaquetas curtas, calças jeans ou de couro, além de botas e acessórios como echarpes. As meninas seguiam a mesma combinação ou ainda optavam por saias godê ou franzidas, cardigans e lenços amarrados no pescoço. Para os passeios de moto, a jaqueta de couro era indispensável. Da feminilidade marcante à androginia total, a década de 50 abraçou os extremos, confira abaixo os looks mais usados da década de 50.

Essa época também é marcada por várias lendas do cinema e da música, que eram a grande influência dos jovens, todos se vestiam buscando inspiração de seu ídolo. Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade e o estilo sensual e fatal, como o das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner, e das pin-ups americanas, loiras e com seios fartos.

Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade. 

O Rock n’ Roll também estava em ascensão e em 1954 surge um dos principais ícones do gênero musical, Elvis Presley, que domina as rádios e o estilo rockabilly junto com outros importantes nomes como, Little Richard, Bill Hayley e Chuck Berry. Com esse mesmo estilo no cinema os destaques eram James Dean e Marlon Brando, que são considerados ícones culturais da juventude rocker.

Foi nesse período que Cristóbal Balenciaga lançou seus vestidos volumosos e queridos pelas atrizes da época, enquanto Pierre Balmain trouxe a visão de Dior para vestidos de luxo. Já Hubert de Givenchy fez ainda mais sucesso ao criar o icônico vestidinho preto usado por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo. Audrey, aliás, se tornou um dos principais ícones dos anos 50, mesmo optando por um visual mais modesto ao estilo de Coco Chanel, que retornava à moda já com mais de setenta anos de idade, criando roupas elegantes, ainda que simples. Confira nas imagens abaixo as principais tendências e influencers da década de 1950:

Teria ainda muitas coisas para falar dessa década movimentada que foi os anos 1950, mas por hoje vamos ficar por aqui, para mais pesquisas e leituras separei alguns blogs sobre história da Moda que trazem detalhes sobre todas as subculturas e movimentos importantes dessa época: 

Anos 50 – Parte 3: Moda Feminina 

Moda Anos 50 – Style Guide

Anos 50

Anos 50 – Parte 4: Jovens e Rebeldes (Teddy Boys, Rockers e Beatniks)   

Espero que você tenha aproveitado a viagem, quero ver você na próxima! Se você gostou dessa leitura compartilhe com seus amigos! Obrigada pela companhia e bom final de semana!

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: