TENDÊNCIA NO TÚNEL DO TEMPO: ANOS 60

Quase final de semana e tudo que a gente quer é passear né? Porém ainda estamos sob isolamento social e o recomendado ainda é ficar em casa, mas você pode viajar no tempo com a gente! Hoje vamos voltar para a década de 60, quais eram as principais tendências, os principais influencers e designers? Vamos descobrir agora!!

Os anos 60 foram marcantes, muitas reviravoltas na Moda, surgimento de movimentos e subculturas que seguem presentes até hoje. Como vimos na semana passada os anos 50 abriram espaço para o rock n’ roll que se manteve em alta durante os anos 60 trazendo novos artistas no cenário, como por exemplo: The Beatles, Bob Dylan, Jackson 5, Janis Joplin e por aí segue uma longa lista de artistas consagrados que embalaram a juventude dos anos 60. Foi nessa época também que foi lançada a famosa “Garota de Ipanema” de Tom Jobim que fez sucesso internacional, apresentando a cultura popular brasileira para o mundo.

Vamos falar de Moda, muitas tendências de peso podem ser identificadas nesse período, mas vamos começar pela marcante Mini saia, lançada pela designer Mary Quant que se declarou inspirada pela moda urbana para criar essa peça icônica que faz parte de nosso guarda roupa até hoje. Outro designer importante dessa época é André Courregès, responsável por criar uma coleção que revolucionaria a moda feminina, incluindo roupas de linhas retas, botas brancas e minissaias, e inaugurando a inspiração espacial com tecidos metálicos e fluorescentes. Yves Saint Laurent também usa da inspiração espacial e traz as pinturas do artista Piet Mondrian para estampar seus famosos tubinhos que mais tarde foram usados pela modelo Twiggy que complementou o look com a famosa maquiagem dos anos 60. A principal tendência foi o estilo mod que era abreviação de Modernismo, foi uma subcultura que teve origem em Londres no final da década de 1950 e alcançou seu auge nos primeiros anos da década de 1960. Veja na imagem abaixo as principais tendências da década de 60:

Agora sobre os influencers!! Em 1961 foi lançado o famoso filme “Breakfast at Tiffany ‘s” ou “Bonequinha de Luxo” estrelado por Audrey Hepburn, na época rendeu dois Oscar. Pelas suas referências de Moda, o filme virou um clássico e seu look e sua estética impactaram grandemente o cinema de Hollywood.

Ah os Beatles estavam com tudo nos anos 60, o grupo britânico dominava a década com seus hits românticos e preparavam o terreno para a década de 70 e o estilo hippie super adotado mais tarde por John Lennon. Quem também movimentou muito o estilo rocker vindo de 1950 foi Janis Joplin seguindo o estilo do ídolo Elvis Presley , ela é chamada de ‘A rainha do Rock’ e com certeza seu estilo influenciou muitos jovens da época. Bob Dylan foi outro grande influenciador e militante dos anos 60, compositor e cantor, ele produzia hinos para os movimentos pelos direitos civis e em oposição à Guerra no Vietnã. Suas letras durante esse período incorporaram uma ampla gama de influências políticas, sociais, filosóficas e literárias, desafiaram as convenções da música pop e apelaram à crescente contracultura.

Nasceu também na década de 60 a carreira musical do astro Michael Jackson que na época fazia parte do grupo composto por ele e seus irmãos, o Jackson Five. O Jackson Five fazia grandes performances e encantava o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Outro sucesso foi Stevie Wonder que na época tinha apenas 13 anos mas seu talento incrível já era muito reconhecido, dando início a uma carreira gloriosa e cheia de conquistas importantes.

Precisamos também falar sobre os designers que marcaram a década! Mary Quant já mencionada dominou as revistas com suas mini saias, Saint Laurent seguiu a estética e aplicou a modelagem curtinha em seus tubinhos. E aqui no Brasil o icônico Clodovil Hernandez foi o mais importante designer de alta costura. Veja nas imagens abaixo os principais Designers e Influencers dos anos 60:

E aí gostou da viagem? Em 1969 muitas coisas acontecem pra fechar a década, aqui no Brasil é a Ditadura Militar e enquanto isso no espaço sideral, Louis Armstrong era o primeiro homem a pisar na Lua, mais tarde em agosto acontece o Festival de Woodstock evento que vai introduzir cultura dos anos 70 e seu último semestre é marcado pelo nascimento da internet!! Na sexta que vem vamos viajar novamente para o passado, eu espero a sua companhia, até a próxima!

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: