TENDÊNCIAS NO TÚNEL DO TEMPO: ANOS 70

Olá viajantes! Estamos embarcando em mais uma viagem hoje, de volta para os anos 1970. E como hoje a viagem é para a movimentada década de 1970 vamos logo apertar os cintos!!

A década já começa com o movimento hippie em alta e ele vai ficar assim até quase o final da década. Esse movimento é caracterizado pelos jovens da época que eram a favor da paz e do amor e engajados contra as guerras que aconteciam na época. A música e a moda eram grandes ferramentas para o movimento. Peças como a calça boca de sino e as batas eram bem identificadas como parte do movimento hippie. Nessa mesma época surgiu outro movimento que tinha como objetivo estampar o que não era aceito, o punk. Mesmo de forma involuntária esses dois estilos impactaram grandemente a Moda e ainda são bases inspiradoras para muitos Designers hoje em dia.

Mas além desses estilos ainda é possível identificar outras ramificações que surgem nessa década como o Disco, Glam e o Punk Rock. Os Anos 70 foram marcados pela diversificação e androginia em que a Moda está amplamente envolvida, nesse período temos novos nomes de Designers de sucesso como, Calvin Klein, Jean Paul Gaultier, Claude Montana, Kenzo, Armani, Pucci e Ralph Lauren. 

GLAM ROCK: Este movimento se iniciou no fim dos anos 60 na Inglaterra, mas o auge foi durante os anos 70 onde o Glam Rock, que começou na música, passou a marcar presença nas ruas e nas roupas das pessoas. Marc Bola, David Bowie, Lou Reed e Alice Cooper foram os ídolos mais importantes deste movimento. Assim como as minissaias foram um ícone da moda dos anos 60, tendo um propósito social de libertação do corpo e dos direitos das mulheres, o Glam Rock, além de cobrir a necessidade de explorar um novo conceito de moda mais criativo, ressaltou a intenção de chocar as gerações mais antigas e caretas, apoiando um discurso de liberdade criativa e sexual.

DISCO: Quando falamos dos anos 70 a imagem da discoteca já surge em nossa mente.Entre as tendências sociais que contribuíram para o crescimento da disco music estão o aumento de consumo de gravações musicais entre negros e hispânicos acima do consumo do público branco, além do aumento da independência financeira das mulheres, da libertação gay e a revolução sexual. A moda caracterizava-se pelos sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres, calças tipo boca-de-sino e golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens e as calças pantalonas para as mulheres, além de diversos adornos como anéis, pulseiras, relógios e correntes. E o cabelo, quanto mais rebelde melhor, sendo o Black Power o estilo mais popular.

PUNK ROCK: A cultura punk nos EUA surgiu na década de 70, tendo como expoente a banda Ramones, uma banda de rock com um estilo vestir diferente, usando jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis, transparecendo uma aparência agressiva, rebeldia, com um estilo musical, moda, e gosto por artes bastante diferentes em comparação aos tradicionais daquela época. O movimento punk surgiu como um contraponto da ideologia dos hippies, uma reação à não-violência e suas atitudes. Inicialmente era chamado de cultura punk, depois passou para movimento, e depois uma ideologia, onde os jovens seguiam o mesmo lado político, maneira de se vestir, gosto para música, cinema, artes e etc.

Confira na imagem abaixo, algumas das incríveis tendências e os Designers dos anos 1970:

Vamos ver os influencers? Bom como já vimos até agora a música exercia uma grande influência  principalmente sobre os jovens e também o cinema com filmes clássicos como “Grease” estrelado pela bela Olivia Newton-Jonh e Jonh Travolta.Outro sucesso que Jonh Travolta estrelou foi “Os embalos de Sábado á noite” que é um clássico da Era Disco. Na música temos muitos artistas que tiveram sua ascensão nos anos 70, vamos falar primeiro da banda britânica The Rolling Stones. A banda e seus membros ocuparam posição de destaque nas mudanças musicais e comportamentais dos anos 1960 e 1970 e são frequentemente relacionados com a contracultura, rebeldia e juventude da época. 

Outro astro foi David Bowie que influenciou muito com sua atitude e estilo brilhantes. Teve também o sucesso do grupo sueco ABBA que foi uma grande referência do estilo Disco, os estilos de cabelo eram copiados em muitos salões.

Quanto ao estilo Rock e Punk muitos artistas também se destacam como Led Zeppelin, seu som pesado e violento de guitarra, enraizado no blues e música psicodélica de seus dois primeiros álbuns, é frequentemente reconhecido como um dos fundadores do heavy metal. Seu estilo foi inspirado em uma grande variedade de influências, incluindo a música folk, psicodélica e o blues. Lembra que na semana passada mencionei que Michael Jackson teria sua carreira solo em ascensão nos anos 70? Então, ao lado de muitos artistas como Stevie Wonder, Paul McCartney, ele fez grande sucesso no final dos anos 70 e adentrou os anos 80 e 90 sendo ainda hoje uma grande influência musical e cultural. 

Com o fim dos Beatles os membros seguiram carreira solo e em 1971 foi lançada a famosa música “Imagine” por John Lennon. Uma grande Diva que apareceu em alta aqui nessa época foi a Cher, dona de um extravagante senso de estilo, lançou tendências de moda graças à sua constante exposição na televisão. Confira abaixo os principais influencers dos anos 70: 

Mesmo tendo ainda muito mais para falar sobre essa década cheia de acontecimentos vamos encerrar nossa viagem por hoje, mas se quiser ver algumas curiosidades confere nossos stories no instagram que está rolando um quiz divertido para você testar seu conhecimento sobre essa década colorida! Vejo você na próxima!! Bom final de semana.

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: