Tendências no túnel do tempo: Anos 80

Oi gente! Essa semana vamos viajar de volta aos anos 80, descobrir quais eram as principais tendências e os influenciadores dessa época.

Muitos estilos vêm da década de 70 e sofrem muitas e poucas mudanças, durante essa década surge a subcultura gótica com bastante influência vindo do glam rock, também tem o surgimento de um novo estilo musical com bastante caracterização, o hip hop, que vai tomar mais força no final da década. 

Os anos 80 foram marcados pela New wave, a música eletrônica e a Moda futurista e colorida é a imagem que representa mais essa década, mas ao mesmo tempo muitas outras tendências eram identificadas. A new wave inspirou a onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica nos anos 80. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas com roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegres foi sem dúvida o grande marco na moda da época. 

Vamos falar dos principais designers que estavam acompanhando as tendências dos anos 80, nesse período existiam muitos estilos diferentes mas com certeza você lembra da saia balonê bem colorida e texturizada que foi usada pela cantora Cindy Lauper como sua marca registrada, então essa era uma produção do Designer Christian Lacroix. Prada seguiu a mesma linha de tendências lançando acessórios de nylon com cores vibrantes. Também começa nessa época a carreira da designer Rei Kawakubo que segue até hoje com seu conceito desconstruído de das formas convencionais de modelagem. Veja abaixo as imagens que caracterizam as tendências e os designers dos anos 1980.

Vamos falar dos principais influencers que ditaram Moda nos anos 80. Com a onda de empoderamento que Madonna iniciou por meio de sua incrível carreira musical. Ela influenciava muitas mulheres a serem independentes e seguras, e seu estilo era muito copiado. Quem também fez sucesso com seu talento musical é fashionista foi Michael Jackson que teve seu auge na carreira ao lançar o álbum Thriller. Ele também era conhecido pela sua luva brilhante, sua jaqueta de couro e o chapéu atravessado, um ícone que influencia até hoje! 

Freddie Mercury também fez sucesso com seu talento musical, sua originalidade e performances que arrastavam multidões. Outros Influencers de destaque que podemos citar dessa época é Billy Idol, Prince, Cindy Lauper e aqui no Brasil a Xuxa é a superstar que chama a atenção de todos os públicos. É em 1985 que acontece o primeiro Rock in Rio com presenças marcantes como Queen, AC/DC, Ozzy e outras estrelas do rock. 

A cultura pop que estava surgindo trouxe a Moda como ferramenta de caracterização de estilo de vida e assim podemos ver nessa época que as roupas usadas por Madonna, Freddie Mercury e outros tinha o propósito de impor um novo ideal, e expor posicionamentos. E podemos ver isso na Moda da época com com empoderamento feminino retratado nas ombreiras largas dos terninhos femininos e a maior atenção para o corpo que quebrava as modelagens oversized da década anterior como exemplificado pelo short que Freddie Mercury usava e popularizava. Veja na imagem abaixo os principais influencers que se expressavam com a Música, a Arte e a Moda:

Foram muitos acontecimentos históricos também nessa década, como o fim da guerra fria, a descoberta do vírus HIV e também com a queda do muro de Berlim. Uma época de importantes mudanças sociais que exercem uma influência pesada nas tendências da economia, de consumo e de Moda. Na próxima semana vamos finalizar nossas viagens com a década de 1990, e eu estou muito ansiosa e satisfeita com o trabalho até aqui! Antes de me despedir, sugiro responder o quiz que estão nos stories do nosso insta para descobrir ainda mais algumas curiosidades sobre essa década, obrigada pela companhia e até a próxima!!

Texto: Yolanda Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: