Processo Seletivo IFRS 2021

Estão abertas as inscrições para o processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições podem ser realizadas entre 22 de março de 2021 e o dia 4 de abril.

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas e outras informações estão publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br.

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Confira nessa notícia como será feita a seleção.

A área de Moda do IFRS Campus Erechim está com inscrições abertas para 3 cursos, sendo 2 cursos técnicos e 1 curso superior. Confira mais sobre cada um deles:

Curso Técnico em Produção de Moda

A novidade entre os nossos cursos esse ano é que o Curso Técnico em Produção de Moda alterou sua modalidade para subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio.

O profissional da área coordena a montagem de ambientes para divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação em geral. Pesquisa tendências de moda, de mercado e de lançamentos para construção dos estilos e sua composição visual. Elabora a composição de looks direcionados para produção publicitária, vitrines, exposições, desfiles, entre outros tipos de apresentação pública de estilo.

A duração é de dois anos (quatro semestres) e o turno das aulas é noturno.

Curso Técnico em Modelagem do Vestuário

O curso é oferecido no IFRS Erechim desde 2015, e alia teoria e prática para a formação de profissionais qualificados na área da modelagem.

O técnico em modelagem do vestuário desenvolve a modelagem aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário. Elabora diagramas com a orientação da tabela de medidas. Transforma bases de modelagem em modelos específicos, a partir do desenho técnico do produto. Prepara a modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem da peça piloto e produção em série. Avalia a vestibilidade e a viabilidade técnica do produto.

A duração é de 1 ano e meio (3 semestres) e o turno de aulas é noturno.

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Nosso curso superior em Design de Moda forma profissionais que poderão atuar em diversas áreas da indústria, do comércio e dos serviços ligados à moda e também poderá atuar na área acadêmica ou de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

O tecnólogo em design de moda é o profissional que elabora e gerencia projetos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos. A pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; o estilismo em moda; o desenvolvimento de produtos de moda aplicando visão histórica, sociológica e prospectiva; a elaboração de portfólios e dossiês; a representação gráfica de suas criações; a elaboração de protótipos e modelos, além da análise de viabilidade técnica do projeto, são algumas das atividades deste profissional.

A duração do curso é de 3 anos (6 semestres) e o turno das aulas é diurno.

Se interessou por algum dos nossos cursos? Não perca essa oportunidade de estudar em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Se inscreva já no site do processo seletivo.

Para conhecer todos os cursos ofertados no processo seletivo acesse a Lista de cursos 2021.

Importante lembrar que todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: